Santa Catarina estará representada no encontro do Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, com secretários de Segurança dos Estados no dia 17 de janeiro em Brasília. O encontro vai debater a atual situação do sistema prisional brasileiro, além de discutir o Plano Nacional de Segurança Pública apresentado na última semana pelo governo federal.
O representante catarinense será César Grubba, secretário de Segurança Pública do Estado. A assessoria de imprensa da pasta afirma que, primeiramente, a secretaria quer conhecer detalhes do plano. Posteriormente, eventuais demandas serão anunciadas. O convite a ele chegou na manhã desta segunda-feira a Florianpópolis.
O secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, pasta responsável pelos presídios no Estado, foi procurado pela reportagem para falar sobre o encontro, mas durante a tarde não atendeu e nem respondeu às ligações.
Nesta segunda-feira, a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), presidida pelo coronel da PM de Santa Catarina, Marlon Jorge Teza, emitiu posição contrária ao plano.
Segundo o texto, o programa "literalmente ignorou em suas 62 páginas a existência da Polícia Militar, instituição mais que centenária incumbida pela Constituição Federal pela polícia ostensiva e preservação da ordem pública". O manifesto contesta o plano ao afirmar que "não temos como ver sucesso num plano que não tenha ouvido e contemplado a Polícia Militar".
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2017/01/sc-confirma-presenca-em-reuniao-com-secretarios-de-seguranca-e-ministro-da-justica-no-dia-17-9228340.html