Na próxima semana, o coreto da Praça Getúlio Vargas, em São Bento do Sul, voltará a ser palco das tradicionais Retretas de Verão com a Banda Treml.
Segundo o Diretor da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Márcio Brosowsky, após estudar o calendário 2017 com o prefeito Magno Bollmann, ficou definido que as retretas terão início já na próxima quarta-feira, dia 11, e que a tradição de levar a comunidade até a praça para prestigiar as retretas não pode parar.
E por falar em tradição, as Retretas de Verão com a Banda Treml acontecem há mais de 70 anos em São Bento do Sul.
Foi na década de 40 que esta manifestação cultural teve início na Praça Getúlio Vargas, ou, como era também chamada na época, “Jardim Getúlio Vargas”.
Quem estava à frente da Banda Treml na época, segundo alguns relatos históricos - a partir de 1940 - era o maestro Affonso Treml, popular Xerife, e desde então, salvo durante um curto período quando ocorria a Segunda Guerra Mundial e as manifestações de cultura alemã estavam proibidas, a Banda Treml vem abrilhantando ininterruptamente as Retretas de Verão no coreto da Praça Getúlio Vargas durante as noites de quarta-feira nos meses de janeiro e fevereiro.
Perguntado sobre o quê a população pode esperar para este ano, Brosowsky comentou que a tradição irá se manter. “Teremos a Banda Treml a partir das 20h30 apresentando seu repertório para retretas e a esperada chuva de balas por volta das 21h30 para fazer a alegria das crianças. Isso sem falar que a população ouvirá o tradicional foguetório para anunciar a retreta”, comentou