Durante o ano de 2016, os resultados obtidos durante as ações realizadas pela Polícia Militar foram positivos, segundo a avaliação do comandante da 3ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Rio Negrinho, 1º tenente Jean Carlo Denk.
Entre as 4.562 ocorrências atendidas, em média 12,5 ocorrências diárias, 346 situações resultaram em pessoas detidas.Durante as operações que ocorreram até o dia 15 de dezembro de 2016, sete armas de fogo e 675 pedras de crack foram apreendidas em atendimentos de diversas naturezas.
Várias abordagens resultaram na apreensão de drogas. Ao todo foram abordadas 51 pessoas na posse de entorpecentes, 22 foram conduzidos, e 29 responderam a Termo Circunstanciado (TC).Abordagens preventivas realizadas de forma rotineira a pessoas em atitudes suspeitas somaram 544. Essas abordagens foram efetuadas com o intuito de prevenir diversos delitos, retirando de circulação 17 pessoas que possuíam mandados de prisão ativos em seu desfavo, que ficaram à dispoisção da justiça.Operações comando de trânsito totalizaram 316 barreiras, resultando no flagrante de 36 condutores incidindo no crime de conduzir veículos sob influência de álcool, e 45 condutores recusaram realizar o teste do bafômetro, sendo autuados ou presos dependendo dos sintomas e condições apuradas.Durante as abordagens, foram flagrados 20 condutores com o direito de dirigir suspenso e 165 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) apreendidas por diversas irregularidades, sendo as medidas administrativas aplicadas aos seus infratores.
A infração mais flagrada durante 2016 foi a de conduzir veículo com licenciamento vencido, atingindo a quantidade de 264 veículos vistoriados e recolhidos devido ao cometimento da infração. Em segundo, 201 veículos não apresentavam condições de segurança para transitar em via pública, devido a irregularidades como pneu liso, para-brisa quebrado, entre outras situações, sendo adotadas as medidas administrativas ao caso.Também foram flagrados 161 condutores que não possuíam direito de dirigir conduzindo veículos automotores em via pública, alguns, gerando perigo de dano, outros se envolvendo em acidentes de trânsito.Durante abordagens rotineiras, 16 veículos que tinham registro de furto ou roubo foram recuperados, devido a eficiência e agilidade com que policiais militares realizam seus serviços.
Foram registrados 281 acidentes de trânsito, dois resultaram em vítimas fatais, 84 deixaram alguma vítima com lesões, e dos acidentes de trânsito com condutor embriagado, quatro tiveram vítimas e nove apenas danos materiais.Uma ocorrência que trouxe um resultado lamentável e muita tristeza, deixando toda nossa corporação entristecida, envolvendo todo o Estado na busca pela saúde do policial, foi a ocorrência envolvendo o soldado Cleverson Francisco Alves. No começo de outubro, ele foi ferido gravemente na cabeça durante o atendimento de uma ocorrência. Hoje, o bravo guerreiro já apresenta grandes melhoras em seu quadro de saúde, e todos os colegas da 3ª Companhia, assim como de toda Corporação, continuam na torcida e dando apoio para a melhora rápida do policial.Durante o ano, o efetivo da 3ª Companhia participou de diversas revitalizações e atualizações, tanto em matérias teóricas quanto práticas, como técnica policial, tiro policial, direito aplicado a atividade policial, dentre outras. Em um ano de muita aprendizagem e conhecimento adquirido por todos, os resultados não poderiam ser negativos.Polícia Militar: por pessoas do bem, para o bem das pessoas.