Representantes a Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco) entregaram aos dirigentes da Epagri nesta terça-feira (20), em Florianópolis, as primeiras cópias do Dossiê Técnico-Científico Banana da Região de Corupá. A obra, editada pelo Sebrae, tem diversos pesquisadores da Epagri como autores e é organizada pelo professor da UFSC Aparecido Lima da Silva.
O Dossiê é um dos principais documentos que embasam o processo de obtenção da Identificação Geográfica (IG) para a banana Corupá. “Essa obra estabelece a delimitação da área e as características de solo e clima da região, condições essenciais para obtenção da IG”, explica Hamilton Justino Vieira, gerente da Epagri/Ciram.
O livro estabelece a identidade de clima e solo da região em estudo e das regiões vizinhas. Também são determinadas as relações entre estas condições e as propriedades de sabor a aroma da fruta, caracterizando assim uma identidade regional.
A conquista da IG vai garantir visibilidade nacional e internacional para o produto catarinense, refletindo diretamente no acesso a novos mercados, principalmente o latino-americano. Com este trabalho, a banana da região de Corupá ganha seu símbolo, sua marca coletiva, seu selo de qualidade, que representa seu passaporte para o mundo e entrada para o rol da fama de produtos de qualidade.