Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Projeto é selecionado como um dos melhores do Brasil

Terça, 20 de dezembro de 2016

 

Projeto desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde, por meio do Centro de Atendimento aos Diabéticos (Cadia), e da Educação, pelas nutricionistas, ficou entre os 100 melhores do país, durante apresentação no XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, em Porto Alegre.

Segundo a nutricionista do Cadia, Versiane Janaína Heinzen, o trabalho foi inscrito por ela na IV Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS) e teve sua relação com o eixo temático: “A interface da Saúde em todas as políticas”, com o título: "O ser humano diabético no SUS. A busca de novos saberes e entendimentos e as práticas intersetoriais!".

O projeto - Realizado com alunos diabéticos tipo 1 da rede municipal de ensino, a ação consiste no repasse de orientações por meio de encontros nas escolas com diretores, coordenadores, cozinheiras, pais e o aluno atendido. “Quando a unidade escolar recebe um aluno diabético existe uma preocupação muito grande por parte dos pais e dos profissionais da escola com relação à alimentação e cuidados com esse aluno”, conta a endocrinologista do Cadia, Andrea Betkowski Duvision.

Quando uma secretaria sabe da situação comunica o outro serviço e a partir daí, se organizam para fazer o compartilhamento de informações com o objetivo de melhorar a adaptação do aluno, da escola e da família aos cuidados relacionados à diabetes. “Entre as informações repassadas estão alimentação, cardápio elaborado, alimentos diferenciados, cuidados, aplicação de insulina entre outras. Houve essa necessidade de interação dos profissionais para a qualidade de vida do aluno e despreocupação dos pais e profissionais da escola”, explica a nutricionista da secretaria de Educação, Liliane Grein.

Caso o estudante mude de escola, um novo encontro é promovido. Neste ano, a rede municipal de ensino conta com seis alunos diabéticos. “O principal aprendizado com o projeto é que havendo mais diálogo entre todas as pessoas e profissionais envolvidos no cuidado desta criança, poderemos tornar esta adaptação mais razoável e menos limitadora em relação a qualidade de vida desta criança”, enaltece a enfermeira do Cadia, Rosilei Weiss Baade. Também participa da ação a nutricionista da secretaria de Educação, Maristela Kotovicz.

Apresentação – Com o desenvolvimento do projeto nas escolas e os resultados positivos, a nutricionista do Cadia, Janaina, inscreveu a ação na IV Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS), relatando o processo. A mostra contou com 377 trabalhos inscritos e São Bento do Sul ficou entre os 100 melhores. “Foi um momento singular e de muita satisfação ver o trabalho selecionado, o que reflete o serviço realizado no município. Os momentos foram de construções e desconstruções de saberes, tendo em vista que o tema diabetes nos traz desafios importantes, mas que ao longo dos encontros elaboramos novos entendimentos que se somam para atender as demandas com o cuidado deste ser humano que nos chega carente de orientações e acolhimento. E o resultado destes encontros me motivou a escrever e apresentar no Congresso de Nutrição. Entendo que essa partilha poderia ser ouvida e experienciada pelos demais colegas de trabalho”, comenta.

Diabetes tipo 1 – É diagnosticado quando o pâncreas para de produzir completamente a insulina. É uma doença auto-imune, o que significa que o próprio corpo, através do sistema imunológico, ataca as células que produzem insulina no pâncreas. Isto faz com que o corpo seja incapaz de controlar a quantidade de glicose no sangue e gera a necessidade de aplicação de insulina diariamente, em diversos horários.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA