Na quinta-feira, 08, a Câmara de Vereadores realizou a diplomação dos vereadores mirins para a legislatura de 2017. A sessão teve inicio às 18 horas, no plenário. O projeto existe desde 2008 e já envolveu mais de 100 alunos, com idades entre 12 e 15 anos. O principal objetivo é a formação de lideranças e também estimular os alunos a conhecerem o funcionamento e a importância dos poderes legislativo e executivo.
Para o presidente Edimar Salomon, o envolvimento das escolas e dos pais dos alunos no projeto é importante para o encaminhamento dos jovens na vida democrática. “Parabenizo os novos vereadores e desejo um ano cheio de novas experiências e oportunidades de aprendizado” destacou.
Vitória Rafaela Machado, presidente da Câmara Mirim, legislatura 2016, também participou do evento e destacou sua atuação no legislativo. “É com alegria que participo da diplomação dos novos vereadores mirins, pois assumir uma vaga na Câmara Mirim é conhecer de perto como funciona a criação de leis e como as ações no nosso município acontecem”. A vereadora também fez um pedido especial aos pais dos alunos e direção de escolas para que acompanhem a atuação dos estudantes para estimulá-los nessa empreitada.
O calendário das sessões mirins ainda não foi definido, porém, a posse e a escolha dos vereadores padrinhos acontecerão no dia 1º de fevereiro de 2017. As sessões ocorrem, regularmente, a cada segunda quarta-feira de cada mês.
Os alunos que farão parte da próxima legislatura são:
Pedro Lucas Steklain, da EBM Newton Mendes;
Deivid Roger Bertoli, da EEB São Bento;
Klaividi Alan Ribeiro Kaisekamp, da EBM Rodolfo Berti;
Luan Martins, da EBM Baselisse Virmond;
Camili Eduarda de Lima, do Colégio Froebel;
Fernanda Carmelina Bonkowski Dobeck, da EBM Dalmir Pedro Cubas;
Karolayne Vitoria Ribeiro, da EBM Prefeito Henrique Schwarz;
Leticia Pereira, da EBM Maria Waltrudes de Vasconcellos;
Bruno Caetano de Oliveira, da EBM Aracy Hansen;
Karoline Bello Rank, da EBM Emilio Engel.