Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Turismo na Lei Rouanet
Um projeto que já foi aprovado na Câmara e agora segue para o Senado vai permitir que feiras, road shows e eventos que tenham atrativo cultural possam captar recursos da Lei Rouanet. A informação foi confirmada no dia 22 de novembro, pelo deputado Otávio Leite, que vem encampando a iniciativa, para permitir ao setor a obtenção de mais verbas de promoção.
Turismo brasileiro voltou a crescer
As empresas turísticas registraram recuperação no faturamento durante o terceiro trimestre de 2016 e deverão retomar os investimentos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas, com 927 companhias do setor.
Natal no Thermas Piratuba Hotel
|
|
Reconhecido pela gastronomia criativa e de alto padrão, o Thermas Piratuba Park Hotel, em Piratuba - SC, promete surpresas para a ceia do Natal 2016. O hotel já começou as vendas de pacotes para o fim de ano, com descontos para compras antecipadas. E, para o Natal, a novidade são as portas abertas também para o público em geral. Na campanha "Natal em Família 2016", de 22 a 25 de dezembro, o Thermas anuncia rica agenda de atividades e os festivais gastronômicos de maior sucesso entre os hóspedes. Para a noite de Natal, a programação inclui ceia no Restaurante Espaço Jardim Gourmet, presença do Papai Noel, lembranças para crianças até 12 anos, música ao vivo na área das piscinas e ilha de caipirinhas. Reservas devem ser feitas com antecedência. Site: www.thermaspiratubahotel.com.br, fone (49) 3553-0000, e-mail reservas@thermaspiratubahotel.com.br).
Pacote de Natal no Renar
Hotel Renar é o ícone da hospedagem em Fraiburgo, “Terra da Maçã”. Para o Natal, o programa para as famílias é recheado de atrações e passeios. Além disso, o cardápio é especial para a ceia de Natal e para o almoço no dia 25 de dezembro. Para reservas, faça contato por reservas@hotelrenar.com.br, ou fones: 49 3246-9000 / 0800643-7222. |
|
Museu do Relógio
O Museu do Relógio é uma das atrações turísticas mais interessantes da capital paulista, com peças raras e inusitadas que fazem a alegria de crianças e adultos. O espaço abriga diversas tecnologias já usadas pelo homem para contar a passagem do tempo, é dedicado à difusão da cultura relojoeira no Brasil, e foi criado em 1950 pelo Professor Dimas de Melo Pimenta, fundador da empresa DIMEP. O que começou a partir de uma coleção pessoal hoje integra um acervo de mais de 600 peças vindas de todas as partes do mundo. São modelos históricos, variados e curiosos, destinados a todo tipo de público: do aficionado por relojoaria aos admiradores de museus; do público acadêmico de diversos setores às crianças e jovens estudantes, que se divertem com os modelos Cuco e as diversas peças curiosas e divertidas da coleção, que têm aplicações diretas em quase todos os conteúdos ensinados nas escolas. O Museu fica na Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina, zona oeste da capital. Saiba mais em: http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio.
Quer mergulhar em cavernas?
Formados há mais de 14 mil anos, os cenotes - nome que vem da palavra maia dzonot e que significa poço ou buraco com água - são espaços cercados de histórias e muito misticismo, formados por rios subterrâneos. Existem cenotes com cavernas, os abertos, semiabertos e fechados, e os que reúnem tudo em um só. Alguns têm como característica marcante a excelente visibilidade, que pode chegar cerca de cem metros de profundidade. Já outros escondem passagens com pouca iluminação, perfeito para os mais aventureiros. Considerados pelos maias como espaços sagrados para a comunicação com os deuses e um caminho para chegar ao outro mundo, muitos deles tornaram-se atração turística imperdível para quem visita o Estado de Quintana Roo e a Península de Yucatán. É surreal pensar que você está mergulhando e pisando em terras onde surgiram os primeiros habitantes do continente americano. Porém, não é permitido nadar em todos os cenotes. Um dos mais famosos, o Cenote Sagrado, que fica em Chichén Itzá, no estado de Yucatán, por exemplo, está fechado há mais de 40 anos. Os arqueólogos aguardam permissão do governo mexicano, desde 2008, para poder estudá-lo. Isso porque esse poço natural foi local de sacrifícios humanos e pode guardar diversos vestígios históricos para se desenredar esse povo. Mas há outros que permitem um mergulho refrescante, como o Cenote Cozuma, próximo de Mérida, Katun Chin, próximo de Tulum, Cenote Chaak Tun, próximo de Playa del Carmen; Gran Cenote, que está há cerca de 3 km de Tulum e conta com uma grande piscina ao ar livre para nadar, Dos Ojos, localizado entre Tulum e Playa del Camren, entre outros. Contudo, prepare-se para o contato com uma água fria! Acesse: www.visitmexico.com.
Isenção de vistos
A experiência com a política de isenção de vistos para determinados países, defendida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pelo Ministério do Turismo (MTur) e aplicada no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio (de 1º de junho a 18 de setembro de 2016), foi um sucesso. Levantamento feito pelo MTur em conjunto com o Departamento de Polícia Federal concluiu que no total de turistas estrangeiros com origem nos países beneficiados - Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália) houve variação positiva média de 55,31% em relação ao mesmo período de 2015. Esperamos que a estratégia seja mantida.