A sessão de segunda-feira, 05, contou com a participação da Sociedade Varsóvia para acompanhar o projeto de lei, que declara a cidade de Czestochowa, na Polônia, cidade-irmã de São Bento do Sul. Os vereadores aprovação em sessão extraordinária o projeto, realizada logo após a reunião ordinária.
São Bento do Sul possui aproximadamente 25 mil descendentes de poloneses, segundo dados trazidos no projeto de lei. E a assinatura de um termo de compromisso de co-irmandade é um desejo antigo da comunidade polonesa são-bentense. A Sociedade Varsóvia é a entidade responsável pela aproximação entre o município e Czestochowa. Como cidades-irmão poderão ser realizados acordos, intercâmbios e convênios de cooperação.
A cidade polonesa – Czestochowa é uma cidade, na província de Silésia, localizada nas margens do rio Varta. Possui 245.030 habitantes e é conhecida pelo mosteiro Jasna Góra (Monte Claro) onde encontrasse o quadro de Nossa Senhora de Czestochowa. É considerado o maior centro católico da Polônia.