Alunos do 3° ano do ensino médio do Centro de Educação Profissional (Cedup) Vidal Ramos, de Canoinhas, visitaram na última sexta-feira, 1°, o Cenpáleo – Centro Paleontológico da Universidade do Contestado – Campus Mafra. Eles foram acompanhados dos professores de biologia e química, Cristina Brandes Grosskopf e do professor residente, Guilherme Augusto Azevedo Velho.
Segundo a professora, durante a visita na parte da manhã os alunos puderam observar a exposição de fósseis e evidências geológicas, que relatam o que aconteceu no sul do Brasil há cerca de 300 milhões de anos. Durante a tarde acompanharam os procedimentos a campo em busca de fósseis no Campaleo, guiados pelo funcionário do Centro, Vilson Greinert e a estagiária Jéssica Klisievicz. “Os alunos tiveram a oportunidade de buscar os fósseis e identificar algumas amostras ainda no campo”, destaca Cristina.
O aluno Felipe Hinke destaca a importância de conhecer o Centro. “A visita ao Cenpáleo foi muito boa porque pudemos ter a oportunidade de ver como funciona o processo de coleta de fósseis”.
Já o aluno Januário Delinski destaca a evolução do planeta. “A visita foi muito interessante, pois pudemos observar a evolução do planeta e como funciona o processo de conservação dos seres vivos que viveram a milhares de anos a partir da fossilização”.
Sobre o Cenpáleo
O Cenpáleo visa dar continuidade às pesquisas científicas sobre as rochas, fósseis e ecossistemas da região, gerando um patrimônio maior: o conhecimento. Visa também preservar importantes sítios e apoiar o desenvolvimento do turismo e de projetos pedagógicos, com base no Complexo Museológico denominado “Museu da Terra e da Vida”. São mais de 60 mostruários, através dos quais se pode fazer uma viagem pelo tempo através das diferentes formas que a vida assumiu em sua evolução.
O Museu da Terra e da Vida possui fósseis de plantas e animais que existiram há milhões de anos. Subdivido em Sala do Universo, Sala da Terra, Sala da Vida Antiga e Sala da Vida Atual, possui um variado acervo de fósseis dos mais diversos períodos geológicos, bem como uma rica coleção de rochas e minerais.
Em sua exposição permanente pode-se conferir evidências de vida de animais e vegetais que viveram há mais de 600 milhões de anos, de várias regiões do mundo. Focado principalmente nos períodos Carbonífero e Permiano da Bacia do Paraná, é uma excelente escolha para lazer e cultura.
Fundamentado no Patrimônio Paleontológico e Geológico da região, o Museu da Terra e da Vida é parte integrante do Cenpáleo e retrata a história da evolução da vida desde os tempos remotos até os dias atuais.