No último sábado (26), o grupo do bairro Ano Bom, encerrou mais uma Oficina de Oração e Vida, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, das 16h30 às 22h. Este encontro chamado Deserto (tempo forte dedicado a Deus), foi o encerramento da oficina do segundo semestre. O Deserto é um encontro com Deus, em que a essência é o silêncio, solidão e penitência. É o momento em que o cursista vive intensamente em solidão, para buscar Deus. A única maneira de vivificar as coisas de Deus é vivificar o coração. Quando o coração se povoa de Deus, os acontecimentos da vida se enchem do encanto de Deus. A oficina do segundo semestre começou no dia 14 de agosto, na casa de Maria Holler (Lia), no bairro Ano Bom, orientada pelos guias Rosane Holler Alves e Julio Cézar Alves, com a participação de 11 pessoas. Os encontros aconteciam todos os domingos, das 19h às 21h.
Para o guia Julio Cézar, a oficina foi um momento de muito aprendizado. “Foi um privilégio, estar junto de pessoas tão maravilhosas, com quem aprendemos tantas coisas bonitas. Serenidade, superação, força, fé, amor-caridade, preocupação com o outro, atitudes que nos fazem crescer! Foi um presente de Deus, sob a Luz do Espírito Santo! Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!” finalizou. A oficina acontece duas vezes por ano. No primeiro semestre é no mês de março e no segundo semestre no mês de agosto. Os interessados em participarem no próximo ano podem entrar em contato com Lia Holler ou na secretaria da Paróquia São José.
Oficinas de Oração e Vida As oficinas de Oração e Vida são um serviço eclesial, iniciado pelo Frei Ignacio Larrañaga, em 1984. Estas oficinas são uma nova forma de Evangelização, proporcionando um Encontro com Deus e fortalecimento da fé. Na oficina aprende-se a arte de orar, com um caráter experimental e prático. É direcionado a qualquer cristão, catequistas, agentes de pastoral, militantes de grupos eclesiais, religiosos, pessoas afastadas da igreja, os excluídos dos sacramentos, diferentes grupos evangélicos. A oficina é desenvolvida em 15 encontros/sessões, uma vez por semana, com duração de suas horas. Cada encontro segue uma pauta e metodologia, com tema, objetivo, pequeno silenciamento, partilha da semana, mensagem do Frei Ignacio Larrañaga. Além das mensagens, há o momento de cantos, leitura de orações e da Bíblia. Na prática semanal, são sugeridas atividades como meditação da palavra, por meio da leitura de textos bíblicos, modalidade (leitura rezada/oração), vivência (prática da mensagem da sessão), orações da sessão, leitura do texto bíblico para próxima sessão e correspondência de conteúdos em outras bibliografias. A cada dia devem ser dedicados no mínimo 30 minutos para oração. Temas das Sessões: 1- Deus da ternura 2- Se conhecessem o Pai 3- Peregrinos da Fé 4- Mulher de fé e pobre de Deus 5- Pelo abandono à Paz 6- Perdão-Amor: Holocausto (Reconciliação Integral) 7- Recapitulação 8- Encontro 9- Em silêncio, na presença: Oração de Contemplação 10- Princípio, centro, meta: Cristo-centrando 11- Livres para amar: Oração e Vida 12- Amar como Jesus amou: Vida de Fraternidade 13- Pobres e Humildes 14- E deixando as redes... 15- Deserto: Encontro com Deus |