O mais consagrado Festival de Cinema Italiano do país chega a sua 12ª edição em 2016. Como já é tradição no evento, que visa homenagear o cinema clássico e celebrar o contemporâneo, para dar início às festividades, a trajetória de um dos maiores nomes da filmografia italiana será relembrada este ano: a do ator Marcello Mastroianni (1924-1996).
Com realização da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio (Italcam) e apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo (IIC-SP), o Ciclo de Homenagens a Marcello Mastroianni acontece em duas etapas: a primeira, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em novembro, com entrada franca. A segunda, na Caixa Belas Artes, em dezembro.
Dando continuidade à programação do 12º Festival de Cinema Italiano, os cinéfilos também já podem anotar na agenda a data da Festa de Abertura da Mostra Contemporânea: 21 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Os 16 filmes do evento contemplam o melhor da produção cinematográfica italiana dos anos de 2015 e 2016 e são todos inéditos no Brasil. Ficam em cartaz entre 24 a 30 de novembro em São Paulo, no Cine Caixa Belas Artes e na Unibes Cultural, além de outros locais a serem confirmados.
*
A festa de abertura foi no Auditório Ibirapuera que teve uma incrível platéia de mil vip's que aplaudiram a première brasileira deo filme "Veloce come il vento".