O Tribunal de Contas do Estado, na sessão do dia 16, emitiu parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de São Bento do Sul referentes ao exercício de 2015. A documentação agora segue para a Câmara de Vereadores, onde é feita a votação com base no parecer técnico.
Segundo a secretária de Finanças, Auriene Roepke, a administração municipal cumpriu todas as obrigações constitucionais. Na educação foram investidos recursos próprios na ordem de R$ 34.878.549,84, alcançando o percentual de 30,62%, superando o mínimo exigido de 25%.
Já nas ações e serviços públicos de saúde foram investidos R$ 29.965.433,85, representando o percentual de 26,64%, quando se exige o mínimo 15%. “Apesar das dificuldades financeiras que o município enfrenta desde 2015, com a queda da arrecadação, conseguimos manter as contas equilibradas”, disse a secretária.
“A aprovação das contas é resultado da maneira séria e responsável como a administração atua. Acreditamos que de igual maneira, as contas de 2016 serão aprovadas, uma vez que todos os fornecedores serão pagos. Não ficando nenhuma dívida. Hoje, a única pendência que o município possui é em relação ao IPRESBS, ocasionada por um verdadeiro calote do governo do Estado para com o município. Quando eles pagarem, tudo estará sanado”, destaca o prefeito Fernando Tureck.