Prosseguem encontros para a transição
Mais um encontro, na quarta-feira (16), deu prosseguimento a transição de governo. Desta vez, equipe da secretaria de Educação esteve reunida, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, com integrantes da próxima gestão para repassar informações e dar seguimento a questões ligadas ao ano letivo de 2017.
Entre os assuntos abordados, destaques para o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), contratações de ACTs, alimentação escolar e o Programa Novo Mais Educação. Segundo a secretária de Educação, Alcione Hinke, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal, tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Sendo a prestação de contas obrigatória. “As prestações de contas dos anos de 2013, 2014 e 2015 já foram aprovadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explicou Alcione.
Sobre a contratação de ACTs para o início do ano letivo, a secretária relatou que um processo seletivo foi realizado em fevereiro deste ano e tem validade de 1 ano, podendo ser prorrogado para mais 1 ano.
Na questão da alimentação escolar, os alimentos ficarão em estoque no depósito da secretaria e os produtos perecíveis têm validade de 15 dias e os não perecíveis, de 21 dias. “Então, a alimentação para as creches está garantida para o início do ano letivo”, destacou a secretária.
Outro ponto abordado foi o Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. Ele consiste em oferecer ensino integral, com foco no aprendizado, ao longo do ano letivo de 2017. “O município aderiu ao programa e já realizamos encontros com as escolas, conselhos escolares e APPs, onde as unidades também farão a adesão”, comentou Alcione.
Participaram da reunião a secretária de Educação, Alcione Hinke, a diretora de Admnistração da secretaria de Educação, Edriangela Martins Wiggers Galkowski, o vice-prefeito eleito, Márcio Dreveck, o futuro secretário de Planejamento, Luis Cláudio Gayer Schuves, e o vereador eleito, Marco Redlich.
Primeira reunião – O primeiro encontro de transição ocorreu no gabinete do prefeito Fernando Tureck, no dia 11 de novembro. “ A troca de informações é muito importante para que se dê sequência aos trabalhos”, destaca Tureck.