Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

78ª FESTA DAS FLORES DE JOINVILLE É SUCESSO NO SUL DO PAÍS

Sábado, 12 de novembro de 2016

 

 

 

Cores, sabores e aromas. O lúdico, o imaginário e o conto infantil. Tudo isso faz parte do encantado mundo da 78ª Festa das Flores de Joinville, que tem como tema os “Jardins Encantados de Cores e Sabores”. O evento, que começou na quinta-feira, 10 vai até 15 de novembro, no Complexo Expoville, em Joinville, maior cidade de Santa Catarina. 

 

A Festa das Flores é a mais antiga do gênero, no Brasil, e é prestigiada por visitantes que vêm de todas as regiões do país – principalmente dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – para apreciar as milhares de flores e plantas ornamentais, especialmente as orquídeas.

 

Na Exposição, jardins de doces, orquídeas, cores e aromas proporcionam uma viagem pelo imaginário dos contos infantis. Em meio a quatro grandes cenários - Jardins de João e Maria, A Fantástica Fábrica de Chocolates, O Boneco de Gengibre e o Coelho da Páscoa - resgatam a cultura germânica na busca aos ovos de chocolate e trazem experiências sensoriais, que despertam diversos sentimentos em quem visita a festa.

 

"Minha intenção é trazer a magia e mexer com o lúdico, além de encantar as crianças e os adultos, resgatando memórias e sentimentos, para o despertar da criança de cada um de nós. Tudo isto aliado as cores e perfumes das flores que são as estrelas principais desta festa mágica”, afirma Ivana F. Borba, paisagista da Festa das Flores.

 

Em uma parceria inédita com a Rastro Soluções Sustentáveis a 78ª Festa das Flores está tendo a gestão dos resíduos gerados no evento. Só no primeiro dia foram gerados 252Kg de resíduos até às oito da noite. Destes, quase 67% foram recicláveis e destinados à coleta seletiva de Joinville. O objetivo é desviar os resíduos do aterro sanitário e reinserir o lixo a um novo processo produtivo. A meta é que somente 10% de todos os resíduos sejam destinados para o aterro sanitário. Os resíduos orgânicos serão encaminhados para a compostagem na Fundação 25 de Julho e a reciclagem para cooperativas de reciclagem através da coleta seletiva da cidade.

 

Aliados às demandas do setor, às oportunidades de mercado e com uma visão estratégica de permanência do visitante da festa na cidade, a organização intensificou o foco em negócios e capacitação para a edição de 2016. Desta forma, ampliou em 20% o espaço e o número de expositores no Mercado de Plantas e 2ª Feira Agroflores, que junto a Feira de Artesanato, Decoração, Gastronomia e Bebidas, somam 163 expositores.

 

São 17 mil metros quadrados de festa para promover a cultura, o turismo, negócios, novas parcerias e crescimento de um mercado promissor, já que Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de plantas e flores. "A cada ano, a profissionalização da festa a torna mais interessante tanto para visitantes, como para negócios”, explica Vanda Moura, coordenadora geral da 78ª Festa das Flores de Joinville.

 

Ivan Born Gorniak, frequenta a Festa das Flores há sete anos consecutivos e desloca-se de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. São mais de 850 km até Joinville, de carro ou caminhão para ter espaço para levar as compras para casa. Este ano foram mais de 20 mil reais em compras de mudas e flores, entre orquídeas e ornamentais. “Vale muito à pena vir para Joinville pelo preço, pelos amigos que encontro e principalmente pela quantidade e qualidade de fornecedores que não chegam lá no Sul”, afirma.

 

Entre as atrações da Festa das Flores estão: Exposição de Flores, Jardim Sensorial, Mercado de Plantas, 2ª Agroflores, 2ª Jornada Técnica, 1ª Feira de Decorações e Eventos e Feira de Artesanato, Feira de Saberes e Sabores da Agricultura Familiar; Concursos: Menina Flor, Rainha e Flor da Melhor Idade, além dos Jardins; Atrações Artísticas (música, dança e contação de histórias) durante todo o evento; Duas praças gastronômicas diversificadas com food trucks, restaurante típico germânico e café rural com produtos coloniais produzidos em Joinville e região.

Para o presidente da AJAO, João Hellmann, esta edição será memorável. “Pensamos em todos os públicos, desde uma exposição que encantará o público infantil, adulto e orquidófilos, até às áreas de negócios e capacitação”. Neste ano são esperadas cerca de 100 mil pessoas que, certamente, vão se surpreender não apenas com a beleza do evento mas, também, com a diversidade de atrações programadas.

 

A entrada no evento é 8 reais inteira e 4 reais meia. Os portões são abertos às 9 horas da manhã e fecham às 22 horas. Mais informações em:www.festadasflores.com.br 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA