Editorial do Globo 09/11
O retrocesso com Trump
"Mais que surpreendente - porque havia esta possibilidade -, é preocupante para o mundo a vitória de Donald Trump. Até agora, o avanço de grupos políticos nacional-populistas, xenófobos, anti-imigrantes e outras características típicas de movimentos reacionários contra a globalização parecia que poderia ficar restrito à parte da Europa, incluindo a Rússia de Putin.
Trump desfez esta esperança. O americano branco, de média ou baixa qualificação, de preocupações limitadas ao seu emprego, ao bairro e à família, foi convencido por Trump de que o inimigo são os outros: países, estrangeiros etc. A mensagem trumpista não é diferente do discurso dos políticos europeus que avançam em eleições regionais.
Com a diferença de que na Europa há a memória de que discurso do mesmo padrão produziu uma catástrofe em escala mundial nas décadas de 30 e 40 do século passado. Lembrança que talvez possa servir de algum contrapeso em eleições mais decisivas. A ver.
Será preciso, seja como for, muita atenção das lideranças políticas, em todo o planeta, com o reforço que as forças do atraso, contrárias à integração entre as sociedades e economias, passam a ter com Donald Trump na Casa Branca. Para combatê-las de maneira eficiente, é necessário aprender com a derrota democrata."
NR. Até parece
Comparando
Se aqui Dilma foi cassada por causa de andar de "bicleta", imaginem o Trump. No mínimo prisão perpétua. Queimado na fogueira em praça pública. Cinzas misturadas com as lamas da Samarco e espalhadas com lava-jato. Enforcado. Fuzilado. Guilhotinado. Castrado e ainda expulso dos escoteiros.
Melancólico
Realmente o final de governo do PMDB depois da derrota fragorosa nas eleições em São Bento do Sul é decepcionante e melancólico. A cidade que já vinha carecendo de uma melhor atenção, está realmente abandonada e jogada às traças. Sempre reclamei da falta de calçadas e não perdi tempo com buracos. Agora tem buraco no acostamento esperando a vez. Triste, mas muito triste mesmo. Pena que Tureck, o prefeito, ainda tão jovem esteja agindo como os velhos caciques no tempo em que colocavam açucar no cárter dos veículos para prejudicar os sucessores.A cidade e sua população não merecem. Perder uma eleição é do jogo, mas governar até o último dia com dignidade é uma obrigação.
Reciclar é preciso
Sempre fui favorável ao sistema e acompanho desde o pioneirismo de Curitiba que deu início a reciclagem do lixo. Agora aqui em São Bento do Sul é preciso definir alguns critérios. Isopor, quem leva? Pelo menos aqui em casa ninguém recolhe e temos que usar alguns subterfúgios para ser levado. Esta semana junto com o reciclável deixamos uma vassoura usada. A coleta normal não levou deixou na calçada. No outro dia o reciclável também a desprezou. Pergunto o que fazer? Não adianta você me dizer para por naquele lugar que não vou fazer. Segundo não era nenhum veículo estacionado remanescente do halloween pois não usamos este tipo de transporte. Também não esquecemos ela na calçada, é lixo mesmo.
Coloninho
Guarde este nome e não passe por bobinho como eu. Produzido em Xaxim, são embalagens de 1 quilo de frango à passarinho. Perdão "Galo velho - índio de rinha, à urubu. Fui infeliz na compra e pior foi ficar na vontade. Como diria Freud "íncomível". Nem as penas das asas foram retiradas devidamente. Todos os pedaços após fritos ficam pretos e duros. Um alerta para os supermercadistas. Não reponham nas gôndolas este produto. Aliás antes disto reservem algum e preparem para os vendedores do fornecedor para saberem o que estão vendendo.