Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Estudantes ocupam Centro de Ciências da Educação da UFSC

Quinta, 03 de novembro de 2016

 Clique para ampliar
Foto: Marco Favero / Agencia RBS
 Estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação do Campo ocuparam na tarde desta quinta-feira o Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A pauta de reivindicações é a mesma do movimento nacional de ocupação de instituições de ensino. Eles protestam contra a PEC 55, que tramita no Senado (na Câmara ela era chamada de PEC 241), a Medida Provisória que modifica o Ensino Médio e proposta de lei da "Escola Sem Partido", chamada de "Lei da Mordação".

A decisão de ocupar parte do prédio foi tomada em assembleia. Estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia ainda decidem se farão parte do movimento. No fim da tarde desta quinta-feira, havia colchões espalhados pelo Hall do Prédio A do CED. A concentração ocorre ao lado da lanchonete do centro, porém os estudantes afirmam que pretendem ocupar algumas salas de aula também.

Por volta das 19h, estudantes que participarão da ocupação do CED entraram no auditório, onde acontecia um debate entre os dois candidatos na eleição para diretor de centro, e pediram que o evento fosse cancelado. Após quase uma hora de discussão, chegou-se a um acordo para que um novo debate seja realizado na próxima segunda-feira, três dias antes da eleição.

De acordo com o atual diretor do CED, professor Nestor Habkost, a informação inicial é de que a ocupação deve ocorrer até o dia 11 de novembro, quando haverá uma decisão nacional sobre a continuidade ou não do movimento. Ele afirma que ainda não sabe se as atividades serão paralisadas, porém diz que o centro fornecerá as condições necessárias para que as aulas continuem.

Habkost diz ainda que respeita o movimento de ocupação e diz que ele surge da falta de diálogo do governo com os estudantes, que representam uma pauta de reivindicações justa e legítima.

— Não se pode questionar a legitimidade de uma luta por um futuro diferente desde que se apresenta. As estratégias dessa luta são diferentes, e a ocupação é uma estratégia — afirma Habkost.

No Estado, 23 instituições de ensino já foram ocupadas por estudantes. Algumas delas foram desocupadas espontaneamente para a realização do Enem. NA UFSC, além da CED, está ocupado o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). 

http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/11/estudantes-ocupam-centro-de-ciencias-da-educacao-da-ufsc-8141087.html



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA