Com o foco na falta de efetivo nas delegacias de Santa Catarina, a Polícia Civil do Estado formará no dia 17 de novembro 356 delegados e agentes. O grupo iniciou a formação em 1º de julho, depois de quatro adiamentos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e por quatro meses passou por treinamentos teóricos e práticos na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Canasvieiras, no norte da Ilha, em Florianópolis. O evento de formatura será no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, também no mesmo bairro.
Do efetivo, são 58 delegados e 298 agentes. Ainda faltam serem formados 130 servidores, que começaram a formação depois de julho. Isso ocorreu pois parte dos nomeados na primeira lista não se apresentou, abrindo vaga para os suplentes. A previsão é que as turmas sejam concluídas no começo de fevereiro de 2017.
Segundo o delegado Vitor Bianco Junior, coordenador da Acadepol, depois de formados os policiais ainda terão um tempo de trânsito para se apresentarem aos postos de trabalho.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que ainda não há definição sobre a divisão do novo efetivo por região. Os critérios, segundo Bianco Junior, serão técnicos, com a avaliação de números de boletins de ocorrência e números das cidades.
Com o número definido, os delegados e agentes vão escolher o posto de trabalho conforme sua classificação no processo seletivo. O primeiro colocado, por exemplo, será também o primeiro a apontar onde quer exercer sua função.
Curso da PM será concluído em dezembro
Tradicionalmente previsto para ser concluído em nove meses, o atual curso de formação de soldados da Polícia Militar de Santa Catarina foi reduzido em 60 dias. Os 711 homens e mulheres que participam do treinamento iniciado em 1º de junho estavam programados para começar a atuar profissionalmente somente em março de 2017, mas as formaturas estão previstas para 20 de dezembro deste ano, com pouco menos de sete meses de duração das atividades.
Já a formação de 148 profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi parcialmente concluída em setembro, quando os servidores passaram a atuar definitivamente em suas regiões de origem. Os alunos ainda participaram até outubro de cursos de complementação online.
Escolhido em votação pelos catarinenses, o tema segurança será prioritário em 2016. Durante todo o ano, acompanharemos indicadores criados junto com especialistas na campanha Segurança SC - Essa Causa é Nossa. Você também pode participar desse movimento! Clique na imagem abaixo, acesse o site da campanha e saiba como. Em redes sociais, utilize a hashtag #SegurancaSC e compartilhe sua história sobre o tema.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/11/policia-civil-formara-356-delegados-e-agentes-dia-17-de-novembro-em-sc-8111999.html