Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Corupá em notícias

Terça, 01 de novembro de 2016

Grupo Laços de Tradição participa da 2ª Mostra de Danças Gaúchas

O grupo de danças Laços de Tradição de Corupá participou da 2ª Mostra de Manifestações Artísticas Gaúchas, que aconteceu na Sociedade Recreativa Desportiva 25 de julho, em Jaraguá do Sul. Esta foi a segunda edição do evento, organizado pelo grupo Fronteira da Lealdade, de Jaraguá do Sul. O objetivo da mostra foi socializar e divulgar os trabalhos e propiciar momentos de integração entre pessoas que amam a dança e a cultura gaúcha. Participaram 11 grupos, que apresentaram danças de invernada e estilizadas. O grupo Laços de Tradição apresentou um pout porri de dança, incluindo gaúchas e andinas.

 

Laços de Tradição: 23 anos

    No dia 6 de  março deste ano, o grupo Laços de Tradição de Corupá completou 23 anos de fundação. Atualmente o grupo possui 11 bailarinos, além da equipe de apoio, dos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Joinville, coordenados por Maria Aparecida Rosa (Cida) e ensaiados pelos instrutores Edison Pinter e Everton Ferreira. O objetivo principal do grupo é divulgar e resgatar as danças gaúchas e latino-americanas, além de cultivar a tradição rio-grandense

      O grupo Laços de Tradição possui características próprias de difusão da dança gaúcha, argentina, andina e boliviana. As coreografias são adaptadas para agilidade, não sendo invernada artística. O figurino é formado por cinco trajes típicos baseados em modelos de época, dentro da pesquisa histórica.

    O grupo se apresenta em diversos municípios, estados e eventos tradicionais como  o Jaraguá em Dança, Festival Nacional de Danças Folclóricas em Blumenau. Por dois anos consecutivos (2011 e 2012), participou do Festival Nacional de Danças de Joinville, na Mostra  Competitiva, modalidade danças populares, conjunto avançado.

   Os interessados em participar e conhecerem o trabalho do grupo,  podem assistir aos ensaios,  que ocorrem aos domingos, das 17h às 19h, no Salão Paroquial São José, centro de Corupá.

 

História do grupo

        O grupo de dança Laços de Tradição foi fundado no dia 6 de março de 1993 por um grupo de pessoas que tinha em comum, a paixão pela dança, tradição e cultura dos povos. Começou com 27 integrantes que participaram de um curso de dança de salão, com carga horária de 20 horas, ministrado pelo professor José Catolino Forte (Célio) de Jaraguá do Sul.  

   A primeira apresentação aconteceu no dia 17 de julho de 1993, em um baile na antiga sociedade Ano Bom, local em que aconteceram os primeiros ensaios. Posteriormente, os ensaios foram realizados na Sociedade  Águia Dourada, permanecendo até dezembro de 1997.

     Na região, Laços de Tradição foi o grupo pioneiro em ministrar cursos de dança gaúcha de salão. Na década de 90, ministrou diversos cursos de dança em Corupá e Jaraguá do Sul, priorizando o resgate das tradições e aliando teoria e prática.

     Em outubro de 1996, o grupo participou de um curso de danças de diversas etnias: gaúcho, argentino, andino e boliviano, ministrado pela professora Carmem Anita Lese Hoffmann,coordenadora do grupo de Dança Chaleira Preta, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O objetivo foi adquirir novas coreografias para criar quadros de shows.

   Desde então, o grupo já criou coreografias de dança em diferentes estilos, com números de sapateado e boleadeiras. Danças como boleadeiras e facões demonstram armas de luta, caça que posteriormente foram incorporadas à dança como prova de habilidade no manuseio destas armas ora utilizadas como ferramentas.

    O repertório de danças do grupo é diversificado e formado por mais de 37 danças. Os quadros de apresentações misturam danças de diferentes etnias:

Chilena: la cueca

Bolivianas: carnavalito, la firmeza, el condor pássaro

Paraguaia: chacarera

Argentinas: chamamé, los amores, chacarera, malambo, boleadeira, la firmeza

Gaúchas: chamamé, tatu, anu, tirana do lenço, rancheira de carreirinha, boleadeira, Chico do Porrete, chula, dança dos facões e outras.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA