Três pesquisas do Sinapse da Inovação Santa Catarina e uma da Udesc estão entre as dez brasileiras contempladas pela École Polytechnique Fédéral de Lausanne, da Suíça. Foto: Divulgação Nesta semana, de 3 a 7 de outubro, quatro pesquisadores catarinenses participam do AIT (Academia Industry Training) Camp Brasil, no Rio de Janeiro, um programa internacional da École Polytechnique Fédéral de Lausanne, da Suíça. Esta é uma das etapas da iniciativa, que visa transformar pesquisa em negócios.
Três pesquisas do Sinapse da Inovação Santa Catarina e uma da Udesc estão entre as dez brasileiras contempladas.
Após o camp no Rio de Janeiro, os participantes irão para Lausanne e Zurique, de 28 de novembro a 2 de dezembro/2016. Durantes os encontros, o grupo participará de workshops sobre plano de negócios, análise de mercado, estratégias para captação de recursos e preparação para apresentação da empresa (pitch). Os selecionados também visitarão instituições-chaves do Brasil e da Suíça e eventos para networking para estreitar relações entre os atores dos dois países.
Os temas das dez pesquisas brasileiras selecionadas são biomedicina, biotecnologia, tecnologia da informação e nanotecnologia. Dentre as catarinenses, estão a startup Revella, que desenvolveu um kit para identificar a salmonela na indústria da carne, além de pesquisas na área de biotecnologia e nanotectologia.
Os três projetos do Sinapse da Inovação Operação SC selecionados são da 5ª edição, e iniciam processo de pré-incubação nesta terça-feira, dia 4 de outubro.
Sinapse da Inovação
Nesta terça-feira, dia 4, marca o início da pré-incubação das empresas selecionadas pelo Sinapse da Inovação Operação SC-V, programa da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação), com metodologia da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), e apoio tecnológico do Sebrae-SC.
O Sinapse auxilia empresas, estudantes e pesquisadores a consolidar sua ideia inovadora e transformá-la em um negócio com chances reais de sucesso no mercado. O evento acontece no Teatro Pedro Ivo a partir das 9h30. No total, 91 projetos foram selecionados e receberão aporte do Governo do Estado, por meio da FAPESC, além de capacitações e consultorias tecnológicas para consolidação do negócio.
http://economiasc.com.br/4-pesquisadores-de-santa-catarina-conquistam-capacitacao-na-suica/