Ensinar hoje para que tenhamos motoristas conscientes no futuro. Essa é a proposta do projeto piloto de Educação para o Trânsito nas escolas de São Bento do Sul, realizado pelo Departamento de Trânsito Urbano (Detru), em parceria com a secretaria de Educação, e que abrange pela primeira vez os alunos dos sextos anos atendidos nas escolas Prefeito Antônio Treml, Coronel Osny Vasconcellos, Sophia Schwedler e Professor Newton Mendes, durante sete encontros semanais.
“O objetivo é desenvolver valores importantes à vida e à convivência social, por meio da educação e conscientização para um trânsito mais seguro e humano planejando, coordenando e executando ações educativas nas unidades escolares do município”, destaca o diretor do Detru, Vilmar Cipriani, que recebeu no departamento, a visita dos alunos da EBM Osny Vasconcellos. “O projeto serve para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de mudança comportamental”, emenda.
O agente administrativo, Cassiano Ruthes, instrutor do projeto, acredita que formando cidadãos responsáveis, que utilizam atitudes corretas para a prevenção de acidentes se tornarão condutores conscientes de seus direitos e deveres com conhecimentos necessários para conviver num trânsito mais passivo, organizado e seguro. Além da participação dos alunos, o projeto também envolve pais que recebem questionários no qual avaliam e sugerem mudanças para a melhoria no trânsito dentro do município.
Objetivos – O projeto amplia a participação dos alunos como contribuintes no correto uso das vias públicas; identifica a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletivo; incentiva os alunos em ações práticas educativas para o trânsito, adequando o entendimento e a conscientização a respeito da sua conduta no trânsito; Trabalhar hábitos importantes para vida em sociedade; incentiva a utilização de vários meios de transporte, principalmente o transporte coletivo e bicicleta.
O projeto também faz com que os alunos identifiquem regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança na utilização das vias publicas; envolve alunos, pais e comunidade escolar nos trabalhos e movimentos preventivos sobre o trânsito; observa o movimento de veículos e pessoas nas principais vias da cidade; analisa atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e; colabora para a formação de comportamento que proporcionem segurança no trânsito.