Referência nacional em preservação ambiental, o Parque Malwee, de Jaraguá do Sul, comemora 38 anos nesta terça-feira (dia 27). Com 1,5 milhão de metros quadrados de área preservada, o local é um dos cartões postais de Santa Catarina. O espaço reúne diversas atrações para os visitantes: são mais de 35 mil árvores; 16 lagoas; mais de 130 espécies de aves catalogadas; espaços de eventos; churrasqueiras; trilhas; campos de futebol; ginásio de esportes; pedalinho; pista de bicicross e restaurantes. Há ainda dois museus, cujo acervo contribui para a preservação da cultura regional, e que recebem a visita de alunos de escolas da cidade e da região.
O Parque Malwee foi inaugurado em 1978 por Wolfgang Weege, como demonstração de respeito à natureza e às pessoas, reforçando o cuidado com a sustentabilidade do Grupo Malwee.
A ideia do projeto nasceu em 1975, quando, em sua primeira viagem à Europa, Wolfgang conheceu diversos lugares que o inspiraram para a criação de um parque em Jaraguá do Sul. Foi então que resolveu dar início aos estudos de implantação e planejamento do que viria a ser o Parque Malwee.
Entre o segundo semestre de 1976 e o primeiro semestre de 1977, aconteceram as compras dos terrenos. Com 1,5 milhão de metros quadrados, essa área adquirida era um grande campo, com pouquíssima vegetação nativa. Com a aquisição de espécies de árvores trazidas de várias partes do mundo, e o plantio de muitas das espécies típicas da região Norte do Estado de Santa Catarina, o sonho tornou-se realidade em 27 de setembro daquele ano.
Parque Malwee permanece aberto diariamente, das 7h30 às 17 horas. A entrada é gratuita.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/09/parque-malwee-de-jaragua-do-sul-comemora-38-anos-nesta-terca-feira-7590439.html