Segundo o presidente da ACR, Ali Abdul Ayoub, as melhores florestas de pinus do mundo estão em áreas catarinenses. “Temos as melhores florestas do mundo. Aqui estão as maiores taxas de produtividade. O potencial da indústria madeireira e florestal catarinense é fantástico e nosso objetivo é alavancar essa potencialidade”, afirmou Ayoub.
O diretor executivo da ACR, Mauro Murara Junior, lembrou que os números do II Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina, publicado pela ACR este ano, confirmam a observação do presidente da associação. “No Brasil, uma floresta de pinus cresce em média 25 a 35 metros cúbicos por hectare/ano. A média em Santa Catarina é 40% acima do índice nacional. Isso é reflexo não só do material genético, mas de todo o trabalho desenvolvido em nosso Estado nessa cultura ao longo dos últimos 60 anos”, explicou o diretor executivo da ACR.
Dados de 2015 mostravam Santa Catarina com 660 mil hectares de florestas plantadas, de pinus e eucalipto. A estimativa atual é que somando com os pequenos produtores seja quase um milhão de hectares. “Queremos agregar valor ao que a gente já faz bem, para engrandecer o nosso Estado e nosso país”, concluiu o presidente.
Fonte: B Forest / Edição 23