Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SC tem melhor Ideb no fim do ensino fundamental; EEB São Bento entre as melhores

Estado atingiu a meta proposta somente nos anos iniciais do fundamental. Índice considera resultado em prova de desempenho e rendimento escolar.

Quinta, 08 de setembro de 2016

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (8) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Santa Catarina teve o melhor Ideb do país nos anos finais do ensino fundamental, com 5,1. Nos anos iniciais, o estado ficou com média de 6,3 e ultrapassou a meta estipulada, o que não ocorreu nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. 

Clique para ampliar
Ministro da Educação apresenta os resultados do Ideb 2015. (Foto: Gabriel Luiz/G1)
 

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta estipulada era de 5,8 e o estado alcançou 6,3. Já para os anos finais do ensino fundamental, a meta era de 5,5 e o estado chegou a 5,1. Para os anos do ensino médio, a diferença foi de 0,9: o estado teve a nota de 3,8 e deveria alcançar 4,7. Foi o pior desempenho desde 2005.

Ensino médio preocupa
"A preocupação neste momento é com ensino médio, uma vez que não só a rede estadual mas também a rede privada de Santa Catarina não teve um bom desempenho. Nós temos uma taxa de reprovação e abandono muito elevadas, em parte em conta das consequências da transição do ensino fundamental de oito para nove anos", explica o secretário de Educação, Eduardo Deschamps.

Segundo Deschamps, nesta sexta (9) o governo já irá se reunir com parceiros para elaborar um novo modelo de ensino médio, que deve ser aplicado a partir de 2017. "Com essas ações, junto com as melhoras que tivemos no ensino fundamental II, nós temos certeza que nos próximos anos o estado de Santa Catarina deve voltar a crescer no ensino médio como cresceu no ensino fundamental", fala o secretário.

Primeiro lugar nos anos finais
Apesar de não ter alcançado a meta dos anos finais do ensino fundamental, o índice do estado neste quesito foi o maior do país. A mudança e melhora o governo atribui à extinção da progressão automática, regime sem reprovação.

"Santa Catarina apresentou uma expressiva melhora nos anos finais do fundamental. Essa etapa da educação nós tinhamos tido uma queda significativa em 2013 por conta da progressão automática, extinta pelo governo do estado em 2014. Isso fez com que nós pudessemos subir muito nessa etapa da educação catarinense, a tal ponto que Santa Catarina volta a ocupar o primeiro lugar nos anos finais", complementa Deschamps.

O que é o Ideb
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos.

Em Santa Catarina, nos anos iniciais do fundamental, somente no ano de 2005 o estado não atingiu a meta. Já com relação aos anos finais do fundamental, a meta foi batida apenas nos anos de 2007, 2009 e 2011. No ensino médio, por três vezes a meta foi superada: nos anos 2007, 2009 e 2011.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Origem do Ideb
O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.

Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).

Escolas que se destacaram
O governo de Santa Catarina elencou algumas escolas estaduais que tiveram destaque no Ideb. Confira a lista

Anos Iniciais
EEB ALTAMIRO GUIMARÃES – 7,8 (Antônio Carlos)
EEB PROF LEA MARIA AGUIAR LEPPER –7,7 (Joinville)
EEB PROF GUSTAVO AUGUSTO GONZAGA – 7,6 (Joinville)
EEB TENENTE ANSELMO JOSÉ HESS – 7,5 (Luiz Alves)
EEB BULCÃO VIANA – 7,3 (Praia Grande)
EEF GOVERNADOR LACERDA – 7,3 (Videira)
EEB DOM PEDRO II – 7,3 (Caibi)
EEB DÉLIA REGIS – 7,3 (Coronel Freitas)

Anos Finais
EEB FELICIANO NUNES PIRES - 6,3 (Florianópolis)
EEB PROF LEA MARIA AGUIAR LEPPER - 6,3 (Joinville)
EEF SAGRADO CORACAO DE JESUS - 6,2 (Canoinhas)
EEB SAO VICENTE - 6,2 (Itapiranga)
EEB SAO BENTO - 6,2 (São Bento do Sul)
EEB MADRE BENVENUTA - 6,2 (São João do Oeste)

              
Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/09/sc-tem-melhor-ideb-no-fim-do-ensino-fundamental-ensino-medio-preocupa.html



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA