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Empresa de SC aposta em torneiras que poupam e higienizam água

Multinacional Docol, de Joinville, antecipou preocupação ambiental. Produtos tiveram destaque em vestiários de estádios da Copa de 2014.

Quinta, 08 de setembro de 2016

Torneiras com sensores ajudam a economizar água (Foto: Docol/Divulgação)Torneiras com sensores ajudam a economizar água (Foto: Docol/Divulgação)

O simples ato de abrir uma torneira vem se transformando nos últimos tempos. Antes era preciso apenas girar, depois surgiram os botões para pressionar e os sensores automáticos, entre outras inovações que têm como base a sustentabilidade. Além disso, as torneiras passaram a contar com recursos de nanotecnologia para eliminar bactérias.

Santa Catarina está em terceiro lugar entre os estados que mais concentram estabelecimentos ligados à economia verde, com 820 negócios voltados para solucionar ou minimizar problemas ambientais, segundo um levantamento feito em 2015 pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Entre as empresas que adotam iniciativas que incluem a sustentabilidade no produto final está a multinacional catarinense Docol, pioneira no país no segmento na fabricação de produtos de uso consciente e sustentável e maior exportadora de metais sanitários da América Latina. Instalada em Joinville, no Norte do estado, já desenvolveu soluções para economizar até 70% de água.

Mudança de mentalidade
Os primeiros produtos lançados pela empresa surgiram antes mesmo da mudança de mentalidade do setor industrial em relação à questão ambiental. Foi na década de 90 que a Docol iniciou o desenvolvimento de tecnologias para a economia de água. Naquele momento, o debate sobre o tema estava restrito aos ambientes públicos.

Com a escassez da água e a diminuição das reservas dos grandes centros, mudanças ocorreram nos hábitos de consumo - e escolher entre uma torneira com ou sem arejador, ou  instalar um registro que mantém a vazão constante passou a fazer toda a diferença para evitar o desperdício.

Segundo presidente da Docol, Guilherme Bertani, quando a empresa surgiu as peças não tinham apelo visual e nenhuma empresa do segmento apostava em produtos para economizar, pois ainda existia a crença de que a água era um recurso inesgotável.

Revolução no setor
“A linha de torneiras com funcionamento hidromecânico e fechamento automático revolucionou a forma de utilização de torneiras, chuveiros e válvulas de mictório em ambientes públicos. Duas décadas depois uma nova inovação, a Docol trouxe para dentro das residências a linha que oferece duas formas de acionamento, de maneira convencional ou por pressão com fechamento automático de 4 a 6 segundos”, afirma.

Empresa tem foco em alto padrão, mas também desenvolve produtos mais acessíveis (Foto: Docol/Divulgação)Empresa tem foco em alto padrão, mas também desenvolve produtos mais acessíveis (Foto: Docol/Divulgação)

Tradicionamente focada em produtos de alto padrão, a Docol aproveitou o "boom" do mercado da construção civil, quando ocorreu uma maior demanda das classes B e C por novos imóveis, para oferecer também uma linha que suprisse a necessidade das construtoras, seguindo os princípios adotados há mais de 50 anos pela empresa. A empresa também mantém uma linha exclusiva para obras públicas, comerciais e empresariais.

Segundo Bertani, com a queda no ritmo das vendas internas e a imersão de players mundiais nas prateleiras brasileiras, o mercado nacional está cada vez mais exigente. "Investimos em novas tecnologias e preços competitivos e, principalmente, estamos interessados em atender às necessidades do consumidor. Por exemplo, temos torneiras de luxo avaliadas em R$ 3 mil e outras que custam R$ 100", afirma.

Além disso, o presidente da empresa destaca que a preocupação também é de apresentar um acabamento resistente, que prolongue a vida útil do produto. “Nossos produtos passam por um sistema de qualidade rigoroso, possuem garantia como uma forma de atestarmos que, além de design, tecnologia e sustentabilidade, também a qualidade é fundamental”, explica. O serviço de assistência técnica já foi reconhecido e proporcionou para a marca premiação de melhor empresa de metais sanitários para o consumidor.

Copa
Um dos pontos recentes em que a empresa catarinense ganhou destaque foi a garantia da marca nos banheiros e vestiários dos mais modernos estádios brasileiros construídos para a Copa do Mundo. Os produtos economizadores de água foram instalados no primeiro estádio verde, Arena Castelão, em Fortaleza, que recebeu a certificação LEED, do Green Building Council Brasil.

Redução de bactérias
Um dos recentes lançamentos da multinacional utiliza recursos tecnológicos capazes de reduzir a contaminação por bactérias em metais de banheiro. Após dois anos de estudos, especialistas encontraram uma solução que chega a eliminar 99% das bactérias e micro-organismos em até 24 horas.

Segundo Bertani, os produtos "bacteria-free" recebem uma adição de nanopartículas de prata, que ficam incorporadas na camada cromada, tornando a ação antibacteriana permanente, diferente de outras opções disponíveis no mercado. A inovação foi vencedora do prêmio internacional Red Dot Award 2015, na categoria Personal Hygiene.

Sobre a multinacional
A empresa foi fundada em 1956 pelos irmãos descendentes de checos Edmundo e Egon Doubrawa e pelo cunhado de Edmundo, Amandus Colin. A Docol instalou-se inicialmente no município de Jaraguá do Sul. Dois anos depois, mudou-se para Joinville, onde permanece até hoje. O nome Docol é uma composição dos sobrenomes dos fundadores Doubrawa e Colin. 

O atual presidente Bertani, de 46 anos, atua na empresa desde 1995. Formado em administração, já passou por diferentes áreas da empresa como diretor de vendas e marketing e supervisão dos negócios de exportação.

Originária de uma tornearia e oficina de consertos gerais, a empresa iniciou as atividades industriais com a produção de artigos dentários e válvulas de sucção, atendendo a uma crescente necessidade do mercado do Sul do país, ampliada pela dificuldade de importação desses equipamentos no período do pós-guerra. Atualmente os produtos da empresa estão presentes em todos os estados brasileiros e em mais de 40 países.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/sc-que-da-certo/noticia/2016/09/empresa-de-sc-aposta-em-torneiras-que-poupam-e-higienizam-agua.html



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