Economia/Veículos
A frota cresce e as dívidas igualmente
Região – Enquanto a indústria automobilística e as revendas apresentam queda nas vendas, as frotas de veículos continuam crescendo. Os números mostram em São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, a seguinte posição.
91.113 veículos, assim distribuídos:
São Bento do Sul - 54.758 – 69,09%
Rio Negrinho - 28.286 – 31,04%
Campo Alegre - 8.028 - 8,87%
Estes números mostram o desafio que é para os prefeitos administrarem estas cidades sem um Plano Diretor e um planejamento de mobilidade urbana. Cada vez sobra menos espaços para os pedestres e o transporte coletivo também perde passageiros.
O calote e os riscos
Em contra ponto ao aumento da frota e o desfile de novos carros pelas principais ruas das cidades, as dívidas também crescem. Embora não tenham sido fornecidos dados oficiais mas o número de buscas e apreensões também é elevado. O número de inadimplentes com a facilidade dos financiamentos colocou os orçamento de muita gente em risco. Também o pagamento dos impostos exigidos para circulação dos veículos, tais como licenciamentos, IPVA, são preocupantes e assustadores. Segundo dados fornecidos pelo 23º Batalhão de Polícia Militar a posição é a seguinte:
Frota SBS: 54.365
Não licenciados: 9.869 - 18,09%
CNH 50.026
Vencidas: 8.072 - 16,14%
Suspensas: 748 - 1,5%
Cassadas: 24 - 0,05%
Os números são preocupantes e mostram também uma situação de risco tanto para motoristas como para pedestres. Estes dados podem estar revelando que uma vez não licenciados estes veículos que estão circulando livremente também não devem ter pago seguro o que deixa os proprietários desamparados e as possíveis vítimas de acidentes igualmente. Portanto, quando você que está com a documentação em dia for parado em alguma blitz, não reclame. Se você está com a documentação em dia, não há o que temer.