Jorge Luiz Marques, secretário do sindicato, explica que a categoria pede reposição da inflação mais 5% de ganho real. Enquanto isso, a Federação Brasileira de Bancos Fenaban é de reajuste de 6,5% mais R$ 3 mil de abono para os trabalhadores.
— Queremos ganho real. Estamos percebendo os profissionais da cidade mais engajados e acreditamos que a mobilização deste ano será maior do que a registrada no ano passado — afirma Jorge Luiz.
Em nota enviada para a Agência Brasil, a Fenaban informou considerar que, somados o abono e o reajuste, haverá “ganho superior à inflação na remuneração do ano da grande maioria dos funcionários do sistema bancário”.
“A Fenaban reafirma sua confiança no diálogo contínuo entre as partes para se chegar a um acordo de renovação da convenção coletiva de trabalho entre bancos e bancários, que é a mais abrangente e completa do país”, acrescentou a federação.
Veja abaixo dicas de como proceder durante greves:
Caixas eletrônicos - Os caixas eletrônicos continuarão em funcionamento durante o período de greve. Neles, é possível pagar contas, sacar dinheiro em espécie, fazer transferências, entre outros serviços.
Internet banking - O serviço de monitoramento da conta bancária pela internet também continuará disponível tanto em computadores quanto por aplicativos de celular. Por esse meio, é possível fazer a maioria dos serviços disponíveis nos caixas eletrônicos.
Lotéricas e Correios - Nos chamados correspondentes bancários, que incluem também alguns supermercados, é possível pagar contas, fazer depósitos, sacar dinheiro e benefícios, além de outros serviços como consulta de saldos em conta corrente e poupança.
Benefícios - Aposentados e pensionistas do INSS poderão fazer o saque de benefícios por meio dos caixas eletrônicos com a posse de seu cartão magnético. Caso seja necessário um acompanhante, a Febraban recomenda que seja um parente ou amigo próximo.
Cartão e cheques - O serviço de pagamento de compras e serviços por cartão de crédito ou débito e cheque permanecerá inalterado.
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/joinville/noticia/2016/09/bancarios-prometem-greve-a-partir-da-proxima-sexta-feira-em-joinville-e-regiao-7381177.html