Candidato a deputado estadual em 2014 e ex-presidente do Lions Clube Canoinhas Ouro Verde, o engenheiro florestal e ex-policial ambiental Gildo Hoffmann foi preso na noite desta quarta-feira, 31, depois de se envolver em uma confusão com policiais militares.
Segundo a Polícia Militar, uma viatura fazia rondas pela avenida Rubens Ribeiro da Silva, distrito do Campo d’Água Verde, quando pediu que ele descesse do Palio que dirigia para averiguação.
Às margens da BR-280, Hoffmann teria parado o veículo, mas se recusado a descer, segundo os policiais, xingando a equipe da PM. Em seguida, o condutor fugiu em alta velocidade, sendo acompanhado pela PM. Ainda de acordo com a PM, o condutor pulou as lombadas e fez ultrapassagens perigosas, colocando em risco a segurança dos demais motoristas.
Mesmo com sinais luminosos e sonoros, o condutor não obedeceu a ordem de parada e continuou com a fuga desgovernada pela BR-280. Nas proximidades do trevo de acesso à cidade de Três Barras ele encostou o veículo e fez uma manobra de retorno perigosa, entrando em uma propriedade às margens da rodovia. No momento da fuga, o condutor colidiu contra um portão, parando somente em um segundo portão. Foi dada novamente ordem para que o condutor saísse do carro e colocasse as mãos na cabeça. Segundo a PM, ele desobedeceu a ordem e se apresentando como policial, esboçou reação e continuou vindo pra cima da equipe da PM, momento em que foi efetuado um disparo com o dispositivo eletrônico não letal de controle, mais conhecida como pistola taser. Mesmo com o choque, Hoffmann continuou investindo contra os policiais militares, ainda de acordo com a PM. Por isso, segundo os PMs, foi disparado um tiro de borracha que atingiu a mão esquerda de Hoffmann, cessando a agressão.
Ainda de acordo com a PM, o homem continuava a xingar os policiais, também ameaçando-os. Com a chegada de reforços de mais equipes da PM, o homem começou a se acalmar. Segundo a PM, ele apresentava sinais de embriaguez, estava eufórico e com os olhos vermelhos. Ele foi preso e algemado, mas ainda tentava fazer força contra a equipe. Hoffmann foi conduzido ao Pronto Atendimento em virtude da lesão ocasionada na sua mão. Em seguida, foi realizada revista veicular e encontrada uma pistola no porta-luvas do carro.
CONTRAPONTO
O JMais tentou contato com Hoffmann, que hoje exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento Ambiental de Mafra, mas seu telefone celular está na caixa postal.