Em Santa Catarina, o roubo em estabelecimentos comerciais é o terceiro tipo mais comum, segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os números apontam que de janeiro a julho deste ano foram 3.234 ocorrências contra 1.470 no mesmo período de 2015.
A cartilha Segurança no Comércio nº 2, lançada pelo Conselho Comunitário de Segurança do Centro de Florianópolis (Conseg) com apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, aponta cuidados que devem ser tomados pelos comerciantes para evitar a ação dos criminosos. O guia reforça que os sistemas de monitoramento só apresentam resultados se forem acompanhados por profissionais capacitados.
Também é essencial que os empresários estabeleçam contatos com a vizinhança, formando uma corrente solidária para aumentar a vigilância, assim como a observação constante das imediações no momento de abrir ou fechar o estabelecimento. A manutenção de jardins e calçadas e a substituição de lâmpadas queimadas também contribuem para a segurança.