Se existe um lado positivo no contexto de crise econômica, ele reside no fato de que os brasileiros voltaram a viajar — e redescobrir — pelo próprio país. A pesquisa Sondagem do Consumidor, elaborada peloMinistério do Turismo em 2015, já comprovava essa realidade ao mostrar o maior índice de intenção de viagem para cidades brasileiras nos últimos quatro anos. O Sul do Brasil, especialmente Santa Catarina, é o destino preferido de 12% dos entrevistados.
O último relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SIS Sebrae) divulgado neste mês traça um perfil das preferências de quem escolhe desbravar o Estado catarinense. Os dados foram levantados junto à Confederação Nacional do Turismo.
As praias continuam sendo chamariz, mas aos poucos o turismo rural também atrai visitantes (confira abaixo as preferências dos turistas que visitam o Estado). O destaque negativo fica por conta dos casais sem filhos que visitaram o Estado e ressaltaram o descontentamento com a hospitalidade dos catarinenses. Essa observação causou espanto no presidente da Santur, Valdir Walendowsky, que garantiu que capacitações vêm sendo feitas para aprimorar o atendimento.
— Todas as pesquisas mostram que a receptividade em Santa Catarina é o grande destaque. O Sistema S possui cursos específicos formatados, assim como Abrasel, Abav, Abh e os sindicatos patronais de hotéis, bares, restaurantes e similares de cada região — destaca.
Produtos ecoturísticos
O turismo é responsável por 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. A promessa do governo estadual é incrementar os produtos ecoturísticos em até 48% em quatro anos. Mas o perfil, hábitos e percepção dos turistas sobre Santa Catarinapodem auxiliar os próprios empreendedores a melhorar ou adaptar seus negócios, conforme o Sebrae.
Ao avaliar os dados e pensar em novos serviços ou inovações, é preciso levar em conta: definição do público-alvo, especialmente se o negócio atende uma clientela da terceira idade; oferecer serviços que facilitem a mobilidade dos turistas, já que três em cada quatro vêm com seu próprio carro e precisam de dicas para evitar horários de pico e outros problemas e investir no turismo de experiência (que proporciona imersão no cotidiano das comunidades visitadas), uma tendência cada vez mais forte, inclusive nas regiões de turismo rural e de aventura em Santa Catarina.
— A forma como é trabalhado na Serra, com relação aos minifúndios e a paisagem, volta a esse cenário de turismo rural muito forte. Aliás, foi onde começou no Brasil. O próprio Programa SC Rural e o projeto Acolhida na Colônia são exemplos. A tendência é disseminar esse modelo para todo o Estado — avalia Walendowsky.
O que mais atrai os turistas em SC
Confira os quatro principais aspectos sobre os visitantes de Santa Catarina, de acordo com o último relatório do SIS Sebrae:
— Os mais jovens (16 a 22 anos) preferem as praias, mas também se interessam pelo frio da Serra e as atrações gastronômicas;
— As famílias (casais com filhos) têm como imagem do sul o clima frio, com cidades organizadas e eficiência nos serviços;
— Adultos sem filhos também procuram SC pelo frio e pela cultura europeia nas mais diferentes cidades, porém, esse grupo desperta uma percepção negativa quanto à receptividade e simpatia da população do Estado;
— Já os turistas acima dos 55 anos procuram o sul e Santa Catarina pela expectativa da boa gastronomia e qualidade dos serviços prestados.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/08/confira-as-preferencias-do-turista-que-visita-santa-catarina-7322582.html