Os Jogos Olímpicos serviram como ponto de partida para que os alunos do Ensino Médio Inovador da Escola Carlos Zipperer Sobrinho, em São Bento do Sul, aprofundassem o seu conhecimento na disciplina de história.
O projeto Arco e Flecha, desenvolvido pela professora Luciane Danelli Barragan, mostrou que as origens deste esporte olímpico remontam à pré-história, quando os surgiram os primeiros modelos de arco e flecha, primeiramente como armas de caça e, depois, como armas de defesa. Os alunos tomaram conhecimento da tecnologia empregada na confecção dos equipamentos rudimentares, estudando seus diferentes usos e a sua importância histórica.
O desenvolvimento de grupos de estudo permitiu a confecção de arcos e flechas com materiais coletados na mata e reciclados. Em seguida, os alunos participaram de uma aula prática de lançamento das flechas, compreendendo as dificuldades enfrentadas pelos povos pré-históricos, que precisavam dominar noções de velocidade, distância, peso da flecha, envergadura e outras variáveis. Ao longo da aula, durante uma disputa entre as salas do 1º ano, os alunos conseguiram atingir até 45 metros de distância com o lançamento de suas flechas.
O teor diferente das aulas, integrando pesquisa teórica e aplicações práticas, envolveu os alunos e garantiu uma aprendizagem completa, imersiva e divertida.
Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de comunicação
Agência de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 e (47) 9240-5668
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmafra