Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

IPUMIRIM É ESCOLHIDO PARA PROJETO PILOTO DE SANEAMENTO EM SANTA CATARINA

Sexta, 05 de agosto de 2016

Investimento deve superar os R$20 milhões e os recursos serão a fundo perdido

A estruturação do município desenvolvida através de um projeto de Saneamento e de um Plano Diretor atuante foi o fator fundamental para tornar o município de Ipumirim referencia entre os municípios do estado para desenvolvimento e implantação de um projeto piloto de saneamento para toda a população. O projeto é desenvolvido pelo estado, que tem como objetivo instalar em todos os municípios catarinenses com população de até 17 mil habitantes, um sistema de saneamento para todas essas localidades. O custo é altíssimo e o recurso virá através de um financiamento com a Alemanha. O projeto será desenvolvido a longo prazo e Ipumirim será referencia em saneamento para todos os municípios com população desse porte e o investimento constituirá fundo perdido.
O município recebeu a notícia a alguns dias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, responsável pelas tratativas de financiamento com o credor Alemão e o trabalho iniciou na semana passada com levantamento de dados. Uma equipe de consultores do Banco Alemão KFW, no qual Santa Catarina firmou convênio, juntamente com técnicos, vieram a Ipumirim para realizar um levantamento preliminar de dados, conhecer a topografia, sistema de abastecimento de água e as tecnologias aplicadas no município.
Conforme o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Ipumirim, Gilmar da Rosa, que acompanhou a visita técnica, o objetivo dessa primeira vistoria é ter uma referencia maior em termos práticos para a elaboração do projeto. “Foram coletados dados do Sistema Municipal de Saneamento elaborado em 2011, Plano Diretor, dados da estação local da CASAN além de visitas a possíveis locais que possam ser usados como estações”. Agora, uma nova equipe deve visitar o município nos próximos meses para obterem maiores informações e até o final deste ano apresentar o projeto. Segundo Gilmar, o plano vai ser elaborado de acordo com as adequações do município. Podendo ser com sistema de tratamento, coleta de rede, sistema individual ou comunitário, além de adequações para área rural.
Para o prefeito Valdir Zanella, a escolha de Ipumirim é o reflexo do trabalho desenvolvido nos últimos anos na área, através do cumprimento das leis tanto na questão de Saneamento como Plano Diretor, mobilidade e de um aterro sanitário que é referência . “ Esse é o retorno do trabalho correto e da contrapartida da sociedade que muitas vezes contesta, mas que agora recebe esse benefício que possibilita a inclusão de toda a população. Diferente de outros locais que em função do custo elevado possuem partes somente dos projetos inclusos”. O prefeito reitera que o custo para elaboração e execução do projeto deve ultrapassar R$ 20 milhões de reais.
A proposta do Governo do Estado é implantar esse sistema em municípios de até 17 mil habitantes. Para a elaboração das bases, foram elencados um município de até dez mil habitantes, no caso Ipumirim e outro com população até 17 mil que é Santa Cecília.

Fonte: Ipumirim Notícias



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA