Criado pelo publicitário João Batista Sérgio Murad, o reino da fantasia foi eleito pela terceira vez consecutiva, pelos usuários do site de viagens TripAdvisor, como o melhor da América do Sul. Para o diretor-presidente do parque, Rogério Siqueira, as conquistas e projeções foram alcançadas por conta de algo amplo e intangível: os sonhos. Ele explica que partiu de um sonho do fundador, o Beto Carrero, que criou e se tornou a figura do caubói fictício.
“Aqui percebo na prática as frases que o Beto falava: ‘o segredo é muito simples, o visitante tem que ser encantado o tempo todo’, afinal lidamos com os sonhos de crianças e será que é possível mensurar o tamanho deste sonho?”, questiona.
Com passagens por várias empresas nacionais, o paulistano Siqueira, de 55 anos, formado em Administração e especialista em Marketing, entrou no Beto Carrero em 2004. Estruturou os processos internos e saiu. Depois, voltou para assumir os postos de diretor superintendente, vice-presidente executivo, e desde 2014 é o diretor-presidente do parque.

Alvo do negócio
O próprio crachá no pescoço não o deixa esquecer sobre o esquema da “gestão servidora”. Em um dos lados, esta um triângulo com a ponta para baixo que mostra que as ações devem ter como foco principal: os visitantes.
A preocupação da empresa começa com os agentes de viagem, nas filas gigantes pelos brinquedos e seguem pela despedida com oferta de produtos de lembrança da visita ao local. “Todos os detalhes, por exemplo, a música e a paisagem são pensados para aproximar com a expectativa do visitante. Para os funcionários, temos um espelho gigante para proporcionar a inspiração aos protagonistas da entrega dos sonhos”, explica.
Siqueira tem no quadro funcional 1,2 mil colaboradores diretos e 800 indiretos. “Minha função aqui é dar condições para o empregado trabalhar criando situações de corresponsabilidade e cito novamente outra frase do Beto: ‘ninguém é tão importante quanto todos juntos’. De executivo, aprendi muito com o Beto principalmente do carisma e a própria atitude de ser empreendedor”, explica.
Potenciais de SC
O diretor-presidente afirma que a inteligência do mercado empreendedor do estado colabora na elaboração das estratégias para o setor. “Aproveitamos o que está no DNA dos negócios de Santa Catarina. Precisamos ter a força do cooperativismo que vem da área do agronegócio e a pró-atividade para agir de forma integrada.
Também trabalhamos com ações que são redirecionadas para as cidades com enfoque na exportação, e também para que recebem turistas nos eventos tradicionais como Oktoberfest e Festival de Dança de Joinville”, explica.
Novos negócios e parcerias também integram o leque de opções do parque, como a utilização do kartódramo para reuniões, maratonas e apresentações. “Temos que inovar sempre e trazer novidades para o público diariamente”, disse. Até 2024, a expectativa do parque é de receber 6 milhões de visitantes.
Comemoração: 25 anos
Para os amantes de tecnologia, o parque já faz estudos para trabalhar com realidade virtual e já oferece para os visitantes uma aventura nos principais brinquedos com filmagens em 360 graus. Para comemorar o aniversário especial neste ano, o parque reserva uma programação diferenciada a partir do dia 28 de agosto com atividades até 2017.
G1