Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Após mudanças na fiscalização, aeroportos registram longas filas

Segunda, 18 de julho de 2016

 

Companhias aéreas recomendam que check-in seja feito 1h30 antes do voo.
Medida anunciada antes da Olimpíada não tem prazo para acabar.

 

(Confira o que mudou no final da reportagem)

As companhias aéreas orientam que os passageiros passem a se apresentar para o check in com uma antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de partida do voo. Em São Paulo, mesmo seguindo a recomendação das empresas, alguns passageiros perderam o voo no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.

Da 0h às 10h desta segunda-feira, balanço da Infraero mostrava que, do total de 504 voos domésticos programados no país, 14 estavam atrasados (2,8%).

Antes das novas regras começarem a valer, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia informado que seriam tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas, na ocasião, não detalhou os procedimentos previstos. Nesta segunda a agência foi procurada pelo G1, mas ainda não se pronunciou.

Fila de passageiros no Aeroporto JK na manhã desta segunda-feira (18) (Foto: Reprodução)
Fila de passageiros no Aeroporto JK na manhã desta segunda-feira (18) (Foto: Reprodução)

Confira a situação dos aeroportos:

Paraná
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também realiza a inspeção mais rigorosa dos passageiros. No inicio da manhã desta segunda-feira, houve fila um pouco maior do que o habitual, entretanto, nada que comprometesse a operacionalidade. Em média, 17 mil passageiros passam pelo terminal diariamente.

Rio de Janeiro
Os passageiros que embarcavam no aeroporto Santos Dumont enfrentaram filas no momento de inspeção da bagagem no início da manhã desta segunda-feira (18), por conta da determinação da Anac para que o procedimento de revista seja intensificado.

As filas aconteciam por volta das 7h. Posteriormente, a situação foi normalizada.

Rio Grande do Sul
O Aeroporto Salgado Filho chegou a registrar filas entre as 5h30 e 6h devido às mudanças nos procedimentos de verificação de segurança. No entanto, a situação foi normalizada e não foram verificados atrasos ou cancelamentos por conta do novo procedimento.

São Paulo
Os passageiros do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, enfrentaram longas filas na manhã desta segunda-feira (18) após mudanças que tornaram as inspeções mais rigorosas em todos os aeroportos brasileiros. Por volta das 8h15, a fila para passar a bagagem no raio-x chegava ao saguão do aeroporto, próximo à escada rolante. Até as 10h, cinco voos atrasaram.

Sergipe
Segundo o superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, as novas regras não causaram impacto no movimento do aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Os procedimentos de segurança estão sendo realizados normalmente.

Balanço da Infraero
Os atrasos ocorriam nos aeroportos de Campo Grande, Fortaleza, João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Manaus e São Paulo (Congonhas).

Em São Paulo, dos 73 voos programados, 8 estavam atrasados (11%). Nos voos internacionais não eram registrados atrasos.

 

- Revista física
Todos os passegeiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agentes, e com presença de testemunha.

Crianças também podem ser submetidas à revista física, segundo a Anac. A idade mínima, no entanto, não foi informada por "questões de segurança", segundo o órgão.

Se o passageiro se negar a passar por revista física, caso seja solicitado, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.

- Notebook
Os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.

De acordo com a agência reguladora, a presença do notebook dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raios X.

- Abertura de bagagem
Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

Se o passageiro se recusar a abrir a bagagem de mão, ele ficará proibido de entrar na área de embarque do aeroporto.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA