Escritor e advogado
Estive na última terça a palestrar sobre a linguagem corporal no trabalho, lá em CEJA de
Rio negrinho, a convite da professora Patrícia Hacke, e falei do tema de entrevista de emprego, da
organização no trabalho, de linguagem facial, comportamento, da importância do autoconhecimento
e outros tema. Talvez eu falei de coisas não tão esperadas, mas há muito na Internet sobre o tema,
porém de forma superficial e sem o esoterismo e mistério que sempre gosto de tratar. De todo o
modo ensinei algo que pode agregar a vida dos estudantes que lá estavam. Também tratei de
questões de ENEM e fiz uma dinâmica de possível entrevista de emprego. Mostrei assim meu livro
Fisionomia Oculta, publicado pela Editora Agbook.
Para começar falamos das roupas. Nesse quesito me baseei em um autor que era do FBI, e
escreveu sua obra. Nesse sentido, o terno é ainda o melhor a se escolher, e uma roupa social.
Mostrar o menos possível do corpo, e não ficar extravagante. Alertei as mulheres que o máximo
seria um anel, e que não se devia usar sandálias ou algo que levasse a pensar que a pessoa está de
férias. Ademais, um sorriso sempre é porta aberta. Então sugeri que se mantivesse de bom humor e
que se procurasse ser prestativo. Também sobre o aperto de mãos, mostrei qual o correto, e o
segredo foi o equilíbrio, uma vez que o aperto muito forte mostraria prepotência. Também o aperto
muito mole mostraria certo desinteresse. Lembro também que o perfume deve ser o mínimo, pois as
pessoas não admiram o cheiro. E olhar nos olhos, não para outras partes do corpo, o que seria
Noutro momento falei da empresa ou comércio. Das oito palavras mágicas ao se atender
uma pessoa. Assim seria: “Bom dia senhor (a), em que posso lhe ajudar?”. Sempre que se fala outra
coisa, se está cometendo erros. Como em se falar “olá”, ou pior ainda, se falar: “estou esperando”,
ou mesmo não falar nada. O comércio já não atende com tanta qualidade, e assim não é novidade o
descaso com o consumidor. Também ao estudar disciplina de negócios se observa que o interesse é
por se conquistar o consumidor para mais compras, não apenas para aquela única. Isso envolve
também linguagem corporal e se observar o padrão da pessoa, sua tipologia. Assim se mostra o
produto certo para a pessoa certa. Quantas vezes me mostraram coisas que nada têm a ver com meu
perfil. Isso revela desconhecimento e pouco preparo de comerciantes.
Por fim o momento máximo da apresentação foi o da fisiognomia ou leitura de traços do
rosto, que poderia ser sinônimo de caracterologia, visage, morfopsicologia e estaria relacionado
ainda a programação neurolinguística. Mostrei formatos de nariz, sobrancelha, orelha, e dei a cada
pessoa uma folha com desenhos de alguns perfis. Mostrei o olhar, e mesmo alguns sinais de
mentira. Apesar do tempo reduzido, consegui mostrar muitos detalhes e mesmo ainda características
de grafologia, tipos de letras e assuntos relacionados a personalidade. O fator chave era mostrar o
autoconhecimento e o poder para se desenvolver poderes e qualidades, que todos têm. Mostrei por
exemplo o tipo de rosto quadrado, que é ótimo a atividade militar, e outros com suas qualidades. A
vocação está posta naturalmente. Leitura de corpo é ao mesmo tempo leitura de pensamento.