Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Crise ou oportunidade?

Quarta, 10 de fevereiro de 2016

Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo.

Nicolau Maquiavel

 

Esta crise, se você olhar de forma positiva, significará uma mudança, e as mudanças também podem ser vistas como ameaças, ou como oportunidades. O jeito e a forma como você reage a ela, é que molda o futuro, principalmente o seu futuro, e o da sua empresa. O futuro é algo que você constrói, segundo a segundo, hora a hora, pelas sucessivas escolhas que você faz na vida. A história da sua vida e a história da vida de sua empresa nada mais é do que a soma daquilo que você escolheu ao longo do tempo, no seu passado. E você escolhe polarizado pelo que você sente e enxerga como realidade. Crise ou oportunidade?

Pessoas diferentes enxergam coisas diferentes, o que fazem com que obtenham resultados diferentes. Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Já o medo imobiliza. O limite entre medo e prudência? Talvez somente a história possa contar quem esteve de um lado ou outro. De que lado você prefere estar, quando o futuro chegar? Mas que tal enxergar, e usar todos os recursos que você tem para tentar aproveitar-se do medo que os outros têm, para alavancar oportunidades, enquanto a maioria se retrai?

Pensar diferente. Sair do quadrado. Encontrar outras opções de caminhos. Releia a frase de Maquiavel, com que iniciamos este editorial. Ninguém faz uma revolução nos negócios, pensando de maneira normal e tradicional. Lembre-se de que se você faz o que sempre fez, acaba obtendo sempre os mesmo resultados. E você, você reclama do quê? Enquanto a maioria se retrai, o que você deve fazer aproveitar e ocupar o lugar que os medrosos deixam para trás. Na crise, quais as reais oportunidades que acontecem no seu mercado? Crise e oportunidade são os dois lados da mesma moeda. Há uma lenda indígena que diz que o feiticeiro estava ensinado a uma criança, que cada um temos dentro de nós, um lobo e um cordeiro. E que somente um triunfará, ou o lobo ou o cordeiro.

O garoto pergunta, então, ao feiticeiro:

- “Mas quem vence?”

A resposta é:

- “Aquele que você alimenta!”

Com a crise e a oportunidade ocorre algo muito semelhante. Quem enxerga crise, se retrai, e a profecia se cumpre. Quem enxerga oportunidade, avança e a profecia se cumpre. A grande diferença está nos resultados de cada um desses lados da profecia, que igualmente se cumpre:

- quem enxerga crise, obtém crise:

- quem enxerga oportunidades, colhe oportunidades.

Não é outra coisa que diz Antonio Machado, poeta espanhol:

“Caminhante, não há caminho, o caminho faz-se ao caminhar.”



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA