A partir desta segunda-feira 40 estudantes UFSC – Campus Joinville, estarão nas estações da cidadania e no interior dos ônibus realizando entrevistas com usuários do transporte coletivo. A ação faz parte do projeto QualiÔnibus 2015, uma série de pesquisas de satisfação que ocorre entre os dias 19 e outubro de 19 de novembro. As abordagens ocorrem durante todo o dia e também no período noturno.
Coordenada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ), a QualiÔnibus 2015 é uma sequência da pesquisa realizada em 2014 e possibilitará a comparação e acompanhamento do nível de satisfação do usuário do Sistema Integrado de Transporte (SIT). “Também poderemos comparar os resultados com outras cidades do Brasil e do Exterior”, explica o arquiteto urbanista Luiz Fernando Hagemann, coordenador de Projetos da Unidade de Planejamento do IPPUJ.
É mais uma ação do Plano de Mobilidade Urbana de Joinville (Decreto Municipal n. 24.181/2015), que determina que este trabalho deva ser realizado anualmente e que seja utilizado como um dos balizadores das ações voltadas à melhoria do sistema de transporte coletivo por ônibus.
A Pesquisa de Satisfação foi desenvolvida pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis (nova denominação da Embarq Brasil) e apresenta uma estrutura flexível, permitindo a adaptação à realidade de cada cidade. As respostas darão aos gestores um retrato bem fiel da percepção do cliente do transporte coletivo.
Luiz Fernando lembra que a Meta E4 do Eixo Transporte Coletivo do Plano de Mobilidade Urbana prevê "Ampliar até 2020 para o grau satisfatório o grau de satisfação geral dos usuários, tendo como base o resultado da Pesquisa QualiÔnibus 2014".
Os questionários serão aplicados por mais de 30 estudantes da UFSC – Campus Joinville –, nas estações da cidadania e dentro dos ônibus, em diferentes horários. Os estudantes estarão identificados por crachás. A coordenação da pesquisa pede o apoio dos usuários nas respostas aos questionários, fornecendo dados também para as questões econômico-financeiras (como faixa salarial, por exemplo).
O Programa QualiÔnibus tem por objetivo qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus. Desenvolvido pelo WRIBrasil Cidades Sustentáveis com o apoio financeiro da FedEx Corporation, visa a atrair e manter usuários do sistema, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte nas cidades.
A pesquisa avalia a satisfação dos clientes do transporte coletivo por ônibus em relação a fatores da qualidade de forma detalhada e quantitativa, possibilitando o processo de benchmarking.
Objetivos
- Padronizar as pesquisas de satisfação com um questionário completo e flexível, que permita entender a satisfação e as necessidades dos clientes em relação a cada fator da qualidade e medir o impacto de intervenções ou melhorias;
- Obter informações quantitativas para apoiar o processo de tomada de decisões;
- Identificar desafios e oportunidades comuns às cidades para discutir soluções integradas (benchmarking);
-Verificar o impacto decorrente da implantação de novos sistemas de transporte coletivo;
- Contribuir para a gestão da qualidade do transporte coletivo.