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Acerto do carro: Atrás do volante, mais que um piloto

Sexta, 05 de junho de 2015

Mateus Greipel volta à pista neste final de semana para a 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo, no Autódromo “Cavalo de Aço”, em Joaçaba

 

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Arildo Frankenberger e o carro de Mateus Greipel (Foto Divulgação)
  

São Bento – Participar de um campeonato de automobilismo e sair vitorioso às vezes requer mais que perícia do piloto. Um bom acerto do carro é também fundamental para se chegar no ponto mais alto do pódio. E para o piloto Mateus Greipel, da equipe Enzo Powersport, campeão na categoria Marcas A na última etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo, essa preparação resume-se em uma palavra: confiança.

A confiança a que se refere Greipel deve-se ao trabalho que a empresa são-bentense FF Racing faz em seu carro. E esse acerto não é recente, mas já acontece a mais de uma década e meia, quando o piloto estreou no Catarinense de Automobilismo em 2000, e que levou junto quando esteve na Stock Car Light – onde sagrou-se campeão em 2003. “Com certeza ter um carro que aceite aquilo que você quer fazer é essencial, tudo fica muito mais fácil quando as coisas funcionam. A confiança entre arriscar ou não em uma curva muda completamente”, diz ele, sobre a importância do melhor acerto do carro.

Aliás, essa sintonia entre mecânicos e pilotos é de fundamental importância, de acordo com Greipel, ainda mais se falando em um campeonato disputado em circuitos de terra, onde a pista pode mudar rapidamente a cada volta. “Principalmente se falando de chão, quando não se tem um bom equilíbrio, você até tenta buscar algo a mais, mas fica muito difícil, além de perigoso.  Você acaba passando do limite do carro e não vem tempo”, observa o experiente piloto.

E o acerto do veículo, entre Mateus e o mecânico chefe da FF Racing, Arildo Frankenberger, ocorre de forma natural. “Hoje até mesmo pela experiência que tenho, um treino bem andado e concentrado é o suficiente para já tirar boas avaliações do carro. Procuro sempre fazer uma volta imaginaria, lembrando do que ocorre na guiada curva por curva. Analisando o jeito que faço e onde tenho dificuldades, para depois passar as informações para o preparador. No limite que se anda hoje, qualquer detalhe que você ache pode ser um diferencial”, explica ele, complementando que às vezes essa leitura não ocorre durante o treino, mas sim fora dela, entre um treino e outro. “É nessa hora, eu comigo, concentrado, que acho alguns detalhes.  Hoje com o Arildo esses detalhes começam novamente a aparecer porque o carro funciona, faz aquilo que você busca.  Não sei se pelo tempo que já trabalhamos juntos, mas é diferente. Parece que ele sabe exatamente onde estou sofrendo e resolve. É algo impressionante!”, completa Mateus Greipel.

 

VASTA EXPERIÊNCIA

E essa sintonia entre Greipel e Arildo tem também um nome: experiência. Com quase duas décadas de preparação de veículos, Arildo Frankenberger é hoje uma das principais referências em acertos de veículos para competições. Tanto é que sua empresa, a FF Racing, atua, além do Campeonato Catarinense de Automobilismo, na preparação de carros para o Paranaense de Velocidade no Asfalto, no Brasileiro de Rally Cross Country, e no Rally dos Sertões, totalizando a preparação de 15 carros. “A última vitória do Mateus em Santa Cecília para nós também foi emocionante. A última vez que ele tinha vencido, ainda na Stock Ligth, estávamos juntos e agora podemos festejar isso novamente. Aliás, o Mateus tem uma história muito importante para nós, pois foi com ele que aparecemos para o mundo”, reconhece Alexandre Frankenberger, filho de Arildo e também piloto e preparador de carros.

E Alexandre corrobora as palavras de Greipel, em relação a sintonia entre preparação e piloto. “O carro vai para a corrida com o acerto quase pronto. Aí os ajustes finais são feitos lá, ouvindo o piloto. E a experiência do Mateus é muito importante para isso, ele é um cara que entende muito de automobilismo”, ressalta Alexandre.

 

NO CAMPEONATO

A prova de que a união entre Greipel e a família Frankenberger é de sucesso é o resultado até aqui no Campeonato Catarinense de Automobilismo. Em três provas, o piloto da equipe Enzo Powersport foi campeão na última etapa, em Santa Cecília, além de ficar com a segunda posição na etapa de Lontras. Ele só não pontuou na abertura do campeonato, em São Bento do Sul. “Acho que depois dessas três primeiras etapas, mostramos para o que viemos. Só não estamos melhor no campeonato por ter abandonado na primeira etapa em São Bento do Sul, quando estávamos em terceiro lugar na prova”, ressalta Mateus Greipel.

 

EQUIPE BUSCA RESULTADOS EM JOAÇABA

O final de semana promete ser de muitas emoções no autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba, que recebe a  4ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo. De São Bento do Sul, a equipe Enzo Powersport segue para o Meio Oeste Catarinense com cinco pilotos com muita vontade de vencer na pista de terra mais antiga do Brasil.

Carlos Ehrat Junior, o Juninho (#30), lidera o campeonato com 65 pontos na categoria TCC (Turismo Clássico Catarinense), e quer repetir o feito da primeira etapa realizada em São Bento do Sul, quando venceu as duas baterias. “Vamos para brigar pelo campeonato. Estamos na expectativa de terminar a prova ao menos entre os três primeiros, mas claro que é a vitória que vamos buscar”, diz ele, que corre tanto no sábado quanto no domingo, já que sua categoria conta com duas baterias. “Lá é uma pista bastante técnica, por isso o acerto do carro é fundamental para conseguir andar entre os ponteiros”, avalia Juninho. Por isso, ele acredita numa boa classificação no sábado, para largar na frente.

Outro que segue com confiança para Joaçaba é Mateus Greipel (#34), que quer repetir a vitória obtida na última etapa e assim acirrar ainda mais a briga pelo Campeonato na Marcas A. Fernando Dreveck (#12), na Marcas N, busca andar na frente também, já que vem evoluindo no campeonato, prova disso foi o quarto lugar obtido na etapa de Santa Cecília. Já Cleverson Jantsch (#9) e Jeferson Plothow (#33) buscam o melhor acerto do carro para terminar entre os cinco primeiros na categoria Marcas E.

Para o chefe da equipe, Jonathan Roger Linzmeyer, a pista de Joaçaba é uma das mais perigosas e rápidas do Campeonato. “Até existem brincadeiras entre os mais antigos que aquela pista separa pilotos de pilotos, devido a um trecho muito perigoso”, conta ele.

A programação iniciará na manhã deste sábado, às 8:30, com os treinos livres e na sequência os classificatórios, além de uma bateria da TCC e outra da Stock Car Opala e Stock Car Omega no período da tarde. Já no domingo as atividades tem início novamente as 8:30 com o aquecimento de todas as categorias e na sequência a realização das baterias.



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