Rio Negrinho – Na tarde de quarta-feira, 25, o secretário de Saúde, Pablo Ricardo Ribeiro, acompanhado da enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica Patrícia Huttl, do agrônomo Deoclécio Pacheco e do empresário Jaime Grossl, foram aplicar o produto ecológico Biodegradable Products Institute - BPI no rio Casa de Pedra e nos córregos próximos na localidade de Queimados, a fim de eliminar os focos de larvas do mosquito borrachudo. No mercado são encontrados vários produtos químicos que podem resolver ou amenizar o problema, mas por outro lado, tem riscos para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, por isso a escolha pelo produto biodegradável.
“Esse mosquito a cada ano está aumentando de forma desproporcional, então contatei a Secretaria da Saúde e logo buscaram uma solução”, destacou Jaime Grossl. A comitiva aplicou o produto em oito pontos diferentes do rio, esse trabalho vai se estender nos próximos dois meses. “Pesquisamos um produto que eliminasse as larvas, mas não fosse veneno e por isso encontramos esse produto ecológico, a Secretaria de Saúde adquiriu dois galões que vamos utilizar nessas aplicações”, destacou Patrícia.
Existe diferença entre o pernilongo e o borrachudo embora muita gente faça confusão, esses dois insetos são bem diferentes, tanto em seus hábitos quanto nos detalhes de sua anatomia. Os pernilongos são maiores que os borrachudos, que têm a aparência de uma mosca minúscula. Pernilongo, por sinal, é o nome popular dado a vários mosquitos da família Culicidae, sendo os mais conhecidos o Aedes aegypti (transmissor da dengue), o Anopheles (vetor da malária) e o Culex (chamado de “pernilongo caseiro”). O borrachudo é encontrado perto de córregos e rios de água com correnteza límpida e transparente. Alimentam-se de sangue, por isso que não perdem a oportunidade de picar os humanos, além da coceira pode passar a oncocercose, mal que em alguns casos leva a pessoa enferma à cegueira.
O secretário Pablo explicou a importância das prevenções. “Estamos atentos a saúde como um todo, já fizemos um amplo trabalho de coleta de escorpiões, um combate ao mosquito transmissor da dengue e agora a atenção redobrada no combate aos borrachudos”, explicou Pablo.