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Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


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Tendências de cores 2015

Segunda, 09 de fevereiro de 2015

As cores tem o poder de transformar o astral de um ambiente, e é por isso que escolher as cores e tons de fachadas e ambientes é tão delicado. Para ajudar na escolha dos consumidores, todos os anos os fabricantes de tintas realizam estudos de tendências em diversas áreas (lifestyle, moda e design) para projetar o que será marcante em um futuro próximo e definir a “cor do ano” e os tons que serão mais usados na decoração. As pesquisas são sempre subjetivas: as empresas nunca escolhem os mesmos tons que as concorrentes. Para 2015, já temos o veredito de diversas empresas com relação a esta tendência.

A Akzo Nobel, que é dona da marca Coral no Brasil, defendeu a paleta natural da terra, desde tonalidades amarelas até matizes que remetem ao barro. O matiz laranja-acobreado (batizado de Sombra de Cedro) foi eleita a cor de 2015 e representa a ideia de “valorizar o cotidiano” e “encontrar maravilhas no dia-a-dia”.

Já uma cor brilhante entre o rosa e o laranja é a proposta da Sherwin-Williams para a próxima temporada. Batizado como Coral Reef remete ao entusiasmo e à esperança. Para combinar com a tonalidade, a sugestão são tons neutros quentes ou amarelos amanteigados.

E este tom “amarelo amanteigado” é a cor do ano para a Renner, na representação da tendência “pensamento revigorado”, que deu origem a outras cinco paletas temáticas. Batizada de Turning  Oakleaf, funciona bem em quartos de bebê, banheiros e salas de espera, pois transmite um clima de paz.

 

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Já a Suvinil, em seu estudo, chegou à conclusão que o azul profundo batizado de Índigo Blue será a cor de 2015. Um tom clássico, que nunca sai de moda.

E, para finalizar, a Pantone, referência em cores no mundo e fornecedora profisisonal de padrões de cores para a indústria da moda e do design, divulgou que sua aposta para o próximo ano é a nuance marrom avermelhada chamada de Marsala. Este é o nome de uma cidade italiana e também de um vinho siciliano (não por coincidência a cor lembra o tom de vinho tinto). Segundo a Pantone, a cor que leva este nome remete a um ambiente de refeição harmoniosa, inspirada na ligação das pessoas à terra e às raízes. Ao mesmo tempo, apesar de sua robustez, ela está ligada à sofisticação e pode ser traduzida facilmente na moda, beleza, artigos de Design e decoração de interiores. Para a empresa, o objetivo de eleger a cor do ano não é exatamente pegar uma tonalidade da moda e colocar na mídia, mas encontrar uma cor que represente os sentimentos e anseios das pessoas globalmente, de acordo com suas atitudes, estados de espírito e identificação. Ou seja, mais do que encontrar uma cor, é preciso que ela esteja dentro de um painel emocional, aspiracional e geográfico do momento.

Como já aconteceu em temporadas anteriores, o Marsala já tingiu algumas passarelas de verão 2015. Então prepare-se para encontrar esta cor em roupas, maquiagens e objetos de decoração por todo este ano! 



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