Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luminárias e parte do forro de sala cirúrgica caem durante procedimentos no Hospital São José


 

Fotos mostram momento em que funcionários dividem atenção entre a operação e o conserto do equipamento. Hospital diz que não houve prejuízo aos pacientes

 
Luminárias e parte do forro de sala cirúrgica caem durante procedimentos no Hospital São José de Joinville Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Material cirúrgico aparece todo empoeirado e com pequenos insetos mortosFoto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Leandro S. Junges e Camila Guerra

leandro.junges@an.com.br; camila.guerra@an.com.br

Uma série de imagens às quais "AN" teve acesso com exclusividade, produzidas durante duas cirurgias _ uma na terça-feira pela manhã e outra da semana passada _ noHospital Municipal São José de Joinville mostra problemas graves de estrutura em pelo menos uma das salas do centro cirúrgico da instituição. 

As cenas mostram duas equipes médicas dividindo a atenção entre os cuidados com ospacientes que estão sendo operados e parte do forro e das luminárias da sala, que despenca durante os procedimentos.

Por causa dos incidentes, os dois pacientes operados na sala 1 do centro cirúrgicoestão sendo monitorados de perto pela equipe médica, por conta do risco de desenvolverem alguma infecção.

Nas cenas do primeiro procedimento, realizado na manhã de terça-feira, a equipe médica e os funcionários têm de interromper os procedimentos no paciente para fazer a manutenção às pressas de uma estrutura metálica que segura a luminária. 

O equipamento se desprendeu e desabou sobre a mesa. Parte do forro da sala também caiu, atingindo o paciente. Nas imagens, os funcionários aparecem usando até uma escada de madeira para prender novamente a estrutura metálica, que ainda estava energizada. 

Em outras imagens, produzidas durante uma cirurgia realizada na semana anterior, o material cirúrgico aparece todo empoeirado e com pequenos insetos mortos. O material é fundamental para o trabalho e só deve ser usado completamente limpo e esterilizado. O equipamento teve de ser inutilizado e descartado por causa da sujeira, que teria caído do teto logo após parte da estrutura ceder. 

Embora seja praxe colocar os paciente em observação após os procedimentos cirúrgicos, o acompanhamento nestes casos tem merecido atenção redobrada das equipes por causa da queda da estrutura. 

No primeiro caso, o paciente estava sendo submetido a uma cirurgia ortopédica, na coluna cervical. No segundo, uma intervenção no abdômen.

 

Hospital diz que não houve prejuízos
 

Por meio de nota, a direção do São José admitiu que houve problemas com a estrutura e o forro da sala 1 do centro cirúrgico e confirmou que as imagens foram mesmo feitas no local.

No texto, a instituição informa, porém, que houve um "desencaixe" na estrutura que sustenta uma das luminárias, o que "produziu uma quantidade pequena de sujeira".

A diretoria do hospital também considera que os incidentes não interferiram na saúde ou no atendimento direto aos pacientes. 

— Salienta-se que nenhum dano foi causado ao paciente devido ao desencaixe de um suporte para luminária, que não chegou a cair sobre nenhum presente na sala cirúrgica — diz a nota. 

O hospital não fala em reforma ou fechamento da sala, mas diz que "medidas administrativas já foram tomadas para que nenhum evento igual ou similar a esse volte a acontecer".



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA