Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Gás natural: um monopólio pernicioso

Quinta, 12 de dezembro de 2013

 

 

Um documento contendo o diagnóstico do setor industrial em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul foi apresentado durante reunião conjunta do Fórum Industrial com o Fórum Parlamentar do Sul, realizada ontem a noite em Brasilia.  Temas prioritários, apontados em relatórios anteriores, voltaram a ser focalizados, com as principais reivindicações da região sul.  Entre eles, uma política de aproveitamento do carvão, a necessidade de melhoria da infraestrutura e o inadiável retorno de investimentos pelos 94 bilhões de reais recolhidos em impostos federais no ano, equivalentes a 13% do total do Brasil.

Ganhou destaque este ano uma questão dramática que já está inibindo investimentos ou provocando a transferência da indústrias catarinenses:  a falta de gás.   O grupo Oxford, de São Bento do Sul, pioneiro na produção de porcelana de qualidade e que acaba de completar 60 anos de fundação, está anunciando uma fábrica no nordeste.   Outros investidores revisam projetos, por falta do gás.

O problema se agrava mais pela total falta de perspectiva.  A Petrobrás, que detém o monopólio da distribuição, não dá nem resposta aos apelos da SC-Gás, a empresa fornecedora.   E há setores industriais que dependem do fornecimento do gás para viabilizar a produção com um mínimo de competitividade.  Muitas mudaram a matriz energética pelos incentivos e apelos feitos pelo governo.

Mergulhada na maior crise financeira e econômica da história, com desvalorização das ações, aumento da dívida, queda de valor de mercado e redução dos investimentos, a Petrobrás ignora o drama do setor produtivo catarinense.

O monopólio do gás está sendo pernicioso, retrógrado, lesivo e absurdo.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA