Oxford Porcelanas planeja construir uma nova unidade industrial próxima do mercado nordestino
São Bento - Ao completar 60 anos de fundação, em 26 de novembro de 2013, a Oxford Porcelanas investe na ampliação de sua capacidade produtiva para fortalecer sua liderança no país. A empresa é atualmente a maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa da América Latina e atua no mercado com as marcas Oxford Porcelanas, Oxford Daily, Biona e Oxford Crystal.
Atualmente a empresa está aplicando R$ 13 milhões para ampliar em 50% a produção de louças no parque industrial de São Bento do Sul. Após a conclusão dos investimentos, em abril de 2014, a capacidade produtiva passará de 30 para 45 milhões de peças por ano. A geração de empregos acompanha esse crescimento. Neste ano foram criados 255 postos de trabalho e mais 145 surgirão nos próximos meses. Hoje são 1.700 profissionais atuando na empresa.
Para o próximo ano, a Oxford Porcelanas planeja construir uma nova unidade industrial próxima do mercado nordestino, onde estão as maiores oportunidades de crescimento. O investimento é estimado em R$ 80 milhões para instalar uma fábrica de 33 mil metros quadrados. O projeto será realizado em duas etapas, gerando no total 850 empregos diretos.
A nova unidade terá capacidade para produzir 30 milhões de peças por ano, especialmente pratos e canecas voltados às classes C e D. Depois de concluídas as duas etapas, o faturamento anual deverá alcançar R$ 100 milhões. A definição da sede da fábrica acontece ainda neste ano e ficará entre os estados do Espírito Santo, Pernambuco e Paraíba.
“Os investimentos realizados, a revitalização constante da coleção de louças e as ações comerciais e de marketing estão se refletindo em desenvolvimento”, informa o diretor superintendente Irineu Weihermann. Neste ano as vendas devem crescer 18% sobre os R$ 152 milhões faturados em 2012. Para 2014 a empresa planeja alcançar um faturamento de R$ 250 milhões.
Para a Oxford Porcelanas, a sinergia entre criatividade e tecnologia possibilita o desenvolvimento de produtos atualizados e com alto padrão de qualidade. “Nossa orientação é voltada ao design. Queremos trazer à mesa as tendências da moda”, destaca o diretor Antonio Marcos Schroth.
HISTÓRIA DE RENOVAÇÃO
Um professor que criava suínos e gado leiteiro nas horas de folga, e que posteriormente largou a educação para se dedicar à indústria de lacticínios, deu origem à Oxford Porcelanas. O jovem Francisco Loersch reuniu suas economias e passou a fabricar louças de mesa, haja vista a abundante matéria-prima na região. Criou a Cerâmica Santa Terezinha, mas não conseguiu superar problemas técnicos de produção.
Os empreendedores Evaldo Antônio Buschle, Amandus Bauer, Alfrides Bauer, Luís Grossl, Alois Beil, Érico Beil e Germano Thomsen, além da empresa Leopoldo Weiss Ltda., assumiram o negócio e o batizaram de Indústria Cerâmica Oxford Ltda. Nesse ano de 1953 a empresa tinha 72 funcionários e fabricava 70 mil peças por mês.
Os anos seguintes foram de crescimento permanente, sob a liderança do empresário Otair Becker. No início da década de 1970 a razão social passou para Oxford S/A – Indústria e Comércio. Em 1976 a empresa fez sua primeira venda internacional. As exportações se intensificaram gradualmente, chegando a atender mais de 80 países. Posteriormente, com a queda de competitividade mundial das empresas brasileiras, a Oxford redirecionou sua atuação para o mercado nacional.
NOVA GERAÇÃO DA PORCELANA
No final dos anos 1990 a Oxford investiu pesado em tecnologia para melhorar a queima, implantar novos processos e aperfeiçoar a técnica da decoração. As novas características fizeram a matéria-prima cerâmica evoluir para a porcelana. Em 2003, quando o empresário Eggon João da Silva assumiu o controle acionário (hoje através da holding da família fundadora da Weg), a empresa ganhou um novo direcionamento estratégico. Em 2010, sua denominação passou para Oxford Porcelanas.
Paralelamente ao lançamento da nova geração da porcelana, que concilia design e tecnologia com sustentabilidade, a companhia pôs em prática uma nova cultura no desenvolvimento dos produtos. O resultado foi o lançamento de produtos inéditos, em formatos diferenciados, acabamentos mais sofisticados e decorações inspiradas em tendências da moda.
Ainda em 2010, a empresa resolveu avançar no segmento de cristais e adquiriu uma fábrica na cidade de Pomerode. Investimentos foram realizados para modernizar os processos e ampliar as aplicações, como cores e texturas. A Oxford Crystal cria, produz e comercializa coleções de cristais lapidados a mão.
A segmentação de marcas da Oxford Porcelanas, visando atender públicos com produtos atrativos e diferenciados, fez surgir em 2013 a Oxford Daily. Seus produtos, com design moderno e cores alegres, são direcionados a um segmento formado por mulheres que desejam novidades para seus lares com preços mais competitivos em relação às opções oferecidas por linhas de maior padrão.
Dentro de sua estratégia de oferecer design ao consumidor brasileiro, a empresa fez uma parceria com o designer internacional Karim Rashid. Referência mundial em criatividade, com traços geniais e visão futurista, o artista assinou coleções de louças da marca Oxford Porcelanas. Os produtos são marcados pela funcionalidade, beleza e modernidade – atributos valorizados pela empresa que se moderniza constantemente.