Neste ano, os quase 650 estudantes da escola municipal Dalmir Pedro Cubas, no bairro Serra Alta, tiveram atividades diferentes na área de português e literatura. Através do projeto desenvolvido por Crislaine Kien Costa, especialista em Educação na unidade, todos os alunos foram envolvidos em projetos de estímulo à leitura e produção literária, usando como tema os livros da coleção “Doces Palavras de Poeta”, desenvolvido há 16 anos pelo Colégio Global.
No primeiro semestre, o foco do projeto foi a leitura de fábulas. Com o sucesso e a disposição dos alunos, o segundo semestre teve como conceito a leitura e produção de poemas e poesias. “Decidimos pela poesia porque ela proporciona essa possibilidade de se brincar com as palavras”, revela Crislaine. Para estimular ainda mais os alunos, a especialista utilizou os livros escritos por estudantes do Colégio Global, e que neste ano chega a sua 17ª edição. “ Como já trabalhei no Colégio Global e conhecia o Doces Palavras, achei que seria interessante, pelo fato de ter sido escrito por crianças e jovens, como estudantes da Dalmir. Para mostrarmos que os autores são crianças como nossos alunos. Conversei então com a Cleyde [Treml Skiba, diretora do Colégio] e ela topou na hora”, explica.
Ao longo do segundo semestre, todas as séries foram envolvidas no projeto, que trabalharam a poesia em praticamente todas as disciplinas. “Até mesmo nas aulas de Educação Física o tema foi inserido. Nas oficinas pedagógicas, como na capoeira, também trabalhamos o tema, já que logo teremos o Dia da Consciência Negra”, exemplifica a educadora. “Não paramos de dar aulas por conta do projeto, ao contrário, o projeto foi inserido nas aulas”, completa Crislaine.
Recital
O encerramento do projeto ocorreu ontem pela manhã e tarde. A escola foi totalmente decorada com poesias escritas em cartazes e coladas nas paredes, além de poesias concretas estarem expostas pelos corredores. No auditório da escola, os alunos foram reunidos para recitarem poesias. “Quem recitou foi escolhido através de sorteio. Podemos ver que o projeto melhorou inclusive a oralidade deles”, festeja Crislaine.
Para acompanhar o projeto, alguns dos estudantes do Doces Palavras de Poeta, assim como a diretora do Colégio Global, Cleyde Treml Skiba, foram convidados a acompanhar o recital. No palco, os alunos da Dalmir Pedro Cubas recitaram poesias escolhidas nos volumes publicados ao longo dos últimos 16 anos. “É maravilho ver que um projeto que implantamos há tanto tempo e que procuramos manter ao longo dos anos, sirva de motivação para estudantes em outras escolas”, relatou Cleyde.
Como intercâmbio cultural, estudantes do Global também recitaram poesias escritas por alunos da Dalmir Pedro Cubas. “Nossos alunos estão muito felizes. Vemos que o trabalho de produção literária foi um verdadeiro sucesso, e que queremos dar sequência no próximo ano”, diz Crislaine.
100 anos de Vinícius de Moraes
Neste ano, o Colégio Global lança a 17ª edição do “Doces Palavras de Poeta”. O tema deste ano trabalhado com os alunos é os 100 anos de nascimento de Vinícius de Moraes, considerado o maior poeta brasileiro. No projeto, são envolvidos todos os alunos, da educação infantil ao ensino médio, com as melhores sendo publicadas.
O Doces Palavras de Poeta nasceu há 17 anos. A diretora Cleyde Skiba explica que a ideia surgiu ao lerem a produção literária dos alunos e perceberem que não havia um registro para as obras. “Colocar em um livro imortaliza a poesia e incentiva os alunos a escreverem”, afirma Cleyde. Além disso, ela ressalta que os alunos procuram melhorar sua escrita e também podem apreciar suas próprias produções.
A coletânea envolve todos os alunos da escola, desde a educação infantil, que escreve poesias coletivas, até o ensino médio, a obra reúne mais de 600 pessoas, que trabalham em sua produção.
Através de depoimentos de ex-alunos da escola, foi comprovada a validade do projeto, visto que esses jovens seguem escrevendo, mesmo após o afastamento da vida escolar. Percebe-se a importância de incentivar a escrita literária desde a infância, em uma aproximação do mundo cultural e artístico.
Tanto a leitura quanto a escrita de poesias são meios eficazes para o desenvolvimento de habilidades de percepção sensorial, de senso estético e de competências leitoras, consequentemente, simbólicas. Auxiliando no desenvolvimento de capacidades linguísticas, a interação com a poesia cria familiaridade com a linguagem conotativa, refinando a sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo.
Como as obras são publicadas, dá-se um incentivo a mais para o aprimoramento dos alunos, que se empenham na pesquisa de referências e trabalho dos poemas. Os professores, também, são incentivados à pesquisa, para buscar o melhor resultado de cada aluno, orientando seu trabalho poético.
Devido à sua publicação, a obra acaba por incentivar outros setores da sociedade: ao entrar em contato com um livro escrito por crianças e adolescentes, cria-se a curiosidade e desperta-se o interesse no leitor, que não apenas entra em contato com uma produção literária, mas também percebe a possibilidade da escrita para pessoas de qualquer idade ou gênero.