São Bento - Com o auditório do Centro Administrativo lotado, foi aberta oficialmente na quarta-feira à noite, 18, a Semana Nacional de Trânsito em São Bento do Sul. O prefeito Fernando Tureck prestigiou o evento, que contou com palestra, premiação para aluno e professora que escolheram o nome do mascote de trânsito, revelado no encontro. “Devemos valorizar e aproveitar a Semana de Trânsito. Esse é um tema que precisa ser repassado principalmente à crianças, os motoristas e pedestres do futuro”, disse o prefeito.
Neste ano, a Semana tem como tema “Álcool, outras Drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Para falar sobre o tema e trazer dados do trânsito, o Detru convidou o Tenente Stanchak, da Polícia Militar, que citou o elevado número de colisões, as mudanças na legislação e as causas, como desrespeito as leis, má condução, influência do álcool entre outros.
Segundo o policial, a cidade conta com mais de 48 mil veículos registrados e neste ano já foram mais de 700 acidentes no município. Na abertura do evento, foi respeitado um minuto de silêncio, em virtude da morte de quatro jovens de São Bento, vitimas de acidentes na última semana.
Para que casos como esse diminuam, o Governo Brasileiro tratou como tema a redução de acidentes, já que segundo dados do Ministério da Saúde, só em 2011, foram gastos pelo órgão, R$ 200 milhões em internações no SUS para vítimas de acidentes de trânsito.
De acordo com a diretora do Departamento de Trânsito Urbano, Keila Cristina Rosa, o tema deste ano, um dos principais causadores de colisões, é muito importante para a redução no número de acidentes. “Nesta semana vamos realizar abordagens educativas e orientar os condutores sobre o risco que é a combinação entre álcool e direção, algo inaceitável nos dias de hoje”, comentou.
Escolha do mascote - Após a inscrição de 1500 sugestões, entre estudantes do 1º ao 5º ano das escolas públicas e privadas de São Bento do Sul, a comissão julgadora do concurso revelou o nome do mascote do Detru: Bilitran.
As vencedoras foram da Escola Básica Municipal Professora Adélia Lutz. A aluna Erica Guesser levou como prêmio um Tablet e a professora Simone Rank, um pen drive 8GB.
Semana de Trânsito continua - A novidade durante a campanha são-bentense fica por conta do Etiloteste, aparelho para detecção rápida de alcoolemia, que estará disponível para a população tirar dúvidas e acabar com velhos mitos, como implicações legais do uso de enxaguantes bucais, os riscos de consumo de alimentos temperados ou que contenham álcool. A ação está marcada para dia 21 de setembro, a partir das 9 horas, no Calçadão.