O corpo de Ivane Fretta Moreira, 60 anos, mulher do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, chegou no início da madrugada deste sábado para ser velado no Centro Administrativo, na rodovia SC-401, em Florianópolis.
Os filhos do casal carregaram o caixão da mãe, que morreu no fim da tarde de sexta-feira em consequências de complicações de uma cirurgia de lipoaspiração. Emocionados, Pinho Moreira e os filhos foram amparados por amigos e políticos, que lotaram o hall da sede do governo do Estado.
O governador Raimundo Colombo decretou luto oficial por três dias no Estado e determinou honras militares durante o velório, que será realizado até as 14h deste sábado. Logo após, o corpo será levado para o Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.
— Estou chocado com a perda e presto a minha solidariedade ao vice-governador, aos seus filhos e netos — disse Colombo em nota oficial.
O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que está em viagem ao exterior com a mulher, Ivette, ligou para Eduardo Moreira e mandou uma coroa de flores.
Ivane Fretta Moreira e Eduardo Pinho Moreira se casaram em 1976. Tiveram quatro filhos: Eduardo, Paulo, Roberto e Isabel. Formada em direito, natural de Tubarão, Ivane era filha de Waldir Luiz Fretta, já falecido, e Zélia Pereira Fretta. O corpo deve ser cremado, um desejo dela.
— A esposa, mãe, avó, irmã e amiga, exemplo de mulher e referência de dedicação e coragem para todos nós, nos deixa de forma extremamente prematura. Com muita dor, externamos os agradecimentos pelas inúmeras mensagens de solidariedade — diz a nota oficial da assessoria do vice-governador.
O PMDB, partido de Pinho Moreira, também emitiu uma nota oficial lamentando a perda. Ivane, de acordo com a nota, sempre foi atuante na vida política e profissional do marido. Além de ter participado de ações sociais pelo Estado e do movimento PMDB Mulher.
— Seu trabalho e sua dedicação como esposa, mãe e profissional dignificaram sua vida e serviram de exemplo para todos nós — afirma na nota o presidente em exercício do PMDB, Paulo Afonso Vieira.