Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento, Campo Alegre e Rio Negrinho debatem cultura neste sábado, 06

Quinta, 04 de julho de 2013

 

Sábado, 06, é dia de discutir os rumos da cultura na região. A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura reúne participantes de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho no auditório da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, a partir das 8 horas da manhã. A abertura oficial está programada para as 8h30, seguida de apresentação dos assuntos a serem debatidos nos quatro eixos temáticos. A partir das 10 horas serão formados quatro grupos para discussão dos temas específicos.

“Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema nacional” é o tema geral da conferência. O objetivo dos debates é apresentar propostas de melhorias para o sistema cultural no âmbito dos municípios participantes, de Santa Catarina e do país. “Essas propostas serão encaminhadas depois para a Conferência Estadual, que ocorre em agosto, e para a nacional, que acontece em Brasília, no mês de novembro”, explica o presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Braulio Hantschel.

Ao final da conferência serão eleitos os delegados que representarão os três municípios na Conferência Estadual. “Podemos eleger 5% do número de participantes, por isso quanto maior for a participação popular, mais representantes teremos em Florianópolis para defender nossas ideias”, observa Hantschel.

A comissão organizadora da Conferência prevê que os trabalhos estejam concluídos por volta das 16 horas. Qualquer pessoa interessada no desenvolvimento cultural da região pode participar. A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente, solicitando-se o formulário pelo e-mail fcluiz@saobentodosul.sc.gov.br, ou no dia e local do evento. “Neste momento em que várias manifestações pelo país pedem a mudança da democracia representativa para a participativa, a Conferência é justamente uma oportunidade de participar da construção da política pública de cultura”, afirma a diretora de Patrimônio Cultural de São Bento do Sul, Marília Crispi de Moraes. Ela também destaca o momento de interação entre os três municípios vizinhos. “Compartilhar experiências é sempre proveitoso e não se pode pensar cultura de modo isolado”, destaca. A ideia de unir os três municípios em uma única conferência partiu da presidente da Fundação Cultural de Rio Negrinho, Viviane Tomelin Santin, durante reunião de gestores, na Amunesc. “A região só tem a ganhar com a união de esforços das três cidades”, afirma Viviane.

O diretor de Cultura de São Bento do Sul, Robson Rodrigues, ressalta a necessidade de envolvimento de outros setores da sociedade com a cultura. “A conferência não se destina apenas aos artistas, mas a toda a comunidade, pois cultura está diretamente relacionada com turismo, educação, comunicação, geração de renda e tantas outras áreas”, explica.

 

Programação

8 horas – Recepção e inscrições. Apresentação da Banda Sinfônica da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Exposição de arte e artesanato (RN, SBS, CA).

8h30 – Abertura

9 horas – Painel explicativo sobre os eixos temáticos

10 horas – Intervalo para café

10h15 – Discussão nos Grupos de Trabalho

13 horas – Intervalo para almoço

14 horas – Performance teatral Grupo Nós em Cena (Rio Negrinho)

14h20 – Plenária e eleição dos delegados



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA