São Bento - Com a formação do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), foi realizado uma parceria com o Sebrae para proporcionar qualificação, planejamento e consultorias aos empresários do segmento.
A primeira etapa foi o programa “Encontros Empresariais”, ocorrido em março. Os participantes puderam aumentar a rede de relacionamento e foram estimulados a trocar experiências com o objetivo de transformar as ações em seus empreendimentos. Foram três encontros abordando promoção comercial, qualidade no atendimento e central de negócios.
Em abril, os empresários puderam participar de quatro aulas focadas em custos e formação de preço e venda para estimular o desenvolvimento empresarial. Agora, 10 estabelecimentos estão recebendo as consultorias individuais que englobam a carga horária de 17 horas sobre alimento seguro e 13 horas sobre produtividade. As consultorias ocorrem até o mês de outubro, e durante este período haverá mais três encontros na sede da Acisbs para tratar sobre as dificuldades e dúvidas no que se refere as melhorias.
As consultorias aos restaurantes pertencem ao Programa Alimentos Seguros (Pas) e são realizadas também em parceria com o Senac, através do Instrutor de Gastronomia, Rafael Beuther. O Pas é desenvolvido por entidades do sistema “s” que objetiva reduzir os riscos de contaminação dos alimentos, atuando com capacitação e conteúdos para disseminar as boas práticas nas empresas, ampliando a competitividade e reduzindo riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) aos consumidores.
JUNHO
Alguns integrantes do Núcleo visitaram em abril a maior Cooperativa de consumo do sul do país, a Cooper, localizada em Blumenau. Foi possível conhecer o funcionamento, a estrutura e todo o processo de gestão. No mês de junho, 15 empresários participam de outro programa também em parceria com o Sebrae, “Compras Conjuntas”.
Com o aumento constante dos produtos alimentícios, a possibilidade de compra conjunta seria uma alternativa para reduzir o custo, em consequência, proporcionar melhores preços ao consumidor final.