São Bento - No Colégio Global, as aulas de Língua Portuguesa possuem um diferencial a mais. Aqui, a cada nova atividade, os estudantes são surpreendidos por propostas pedagógicas diferenciadas, que favorecem o aprendizado e auxiliam a captação do conteúdo apresentado.
O fato pode ser comprovado na última atividade desenvolvida pela professora Virgínia de Mello Neumann, com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. Além do incentivo à leitura do livro “O Curioso Caso de Benjamin Button”, de F. Scott Fitzgerald, Virginia dividiu a classe em grupos, com cada um sendo responsável pela criação de um Stop Motion baseado em um trecho do livro.
Os resultados foram apresentados nesta semana para a própria turma, e também para outras salas. “O resultado ficou muito bom”, reconheceu Virginia ante o esforço dos estudantes. Além do Stop Motion, cada aluno foi responsável em fazer uma resenha do livro.
O que é
Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.
Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.
A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema. O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica.
Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.