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Marinha oficializa manobras de navios de 350 metros de comprimento no Porto Itapoá

Terça, 14 de maio de 2013


Testes realizados na Baía da Babitonga com a participação da Marinha do Brasil, de Praticagens, do Porto Itapoá e da Autoridade Portuária do Porto de São Francisco do Sul, juntamente com os principais armadores que operam no terminal, confirmaram a viabilidade de operação dos grandes navios no Complexo Portuário da Babitonga 

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Santa Catarina, em conjunto com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, emitiu no dia 9 de maio ofício nº 154/2013 que ratifica a capacidade da Baía da Babitonga em receber os grandes navios de até 350 metros de comprimento.

Há quase um ano a Capitania dos Portos, juntamente com os portos de Itapoá e São Francisco do Sul, vem realizando testes frequentes na Baía da Babitonga, visualizando as possibilidades muito iminentes para o recebimento das embarcações. Em outubro de 2012, a primeira portaria emitida já elevava os parâmetros dos navios para 300 metros de comprimento. Em janeiro deste ano, mais uma conquista: os mesmos navios de 300 metros já poderiam ser operados no período noturno. Agora, a Marinha oficializa que a Baía da Babitonga está apta a receber os navios de 350 metros de comprimento com 48,9 metros de largura.
 
Hoje, no Brasil, esses navios ainda não estão operando. O maior navio de contêineres que opera no Brasil é o Aliança Itapoá, de 334 metros de comprimento, que já atraca no Porto Itapoá. Contudo, a tendência da navegação mundial indica que os portos mundo afora precisam estar preparados para as embarcações cada vez maiores. Em outros portos da Ásia, Europa e América do Norte, essas dimensões são uma realidade.
 

O diretor de Operações do Porto Itapoá, Márcio Guiot, destaca que “o trabalho intenso que estamos realizando, desde 2011, com a Praticagem, o Porto de São Francisco do Sul e Capitania dos Portos, vem surtindo efeito positivo. Este trabalho não é importante apenas para os terminais. Traz benefícios a toda uma cadeia produtiva que passa a ter na Baía da Babitonga sua porta de entrada para as diferentes regiões do mundo, através dos maiores navios escalando na América do Sul. Ainda não atingimos o ponto esperado, mas temos certeza que muito em breve teremos mais razões para comemorar”.



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