Brazilian Furniture planeja ações para 2013
Empresas participantes do projeto se reuniram para debater as próximas iniciativas e eventos
As empresas participantes do projeto Brazilian Furniture se reuniram recentemente para debater ações futuras. Entre os assuntos da pauta estavam o Projeto Vendedor, que será realizado no Peru e no Chile; o projeto Copa das Confederações – Fortaleza; ações nos Estados Unidos; rodadas de negócios; Roadshow; estratégias de comunicação; iniciativas sustentáveis; calendário de eventos; entre outros.
O Brazilian Furniture conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e é aberto para as empresas do segmento moveleiro de todo o país.
Calendário intenso em 2013
Um dos projetos que já tem data definida para acontecer é o Vendedor. No Peru, as rodadas de negócios serão nos dias 22 e 23 de abril, com a participação de 22 empresas brasileiras. A ação no Chile ocorre de 25 a 26 de abril, reunindo 12 empresas do Brazilian Furniture. Outra iniciativa programada são reuniões de negócios durante a Copa das Confederações, em Fortaleza, no dia 21 de junho. As sete indústrias participantes também estarão presentes nos jogos de Brasil x México e Nigéria x Espanha.
Nos Estados Unidos, 15 empresas do país vão participar da Feira NeoCon Chicago, Feira HD Americas Miami, Rodadas Arc Interiors Boca Ratón e do Projeto Vendedor Miami, entre os meses de junho e outubro. O Brazilian Furniture projetou, ainda, a contratação de uma agência de comunicação para elaboração de material promocional, avaliou o lançamento do website www.brazilianfurniture.org.br, em fevereiro, e da Intranet, em março.
Fortalecer os atributos brasileiros
Foram estabelecidas as ações do projeto Sustentabilidade, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EASP (GVces), que teve início em janeiro deste ano. O objetivo da iniciativa é desenvolver diagnóstico e traçar diretrizes com atributos socioambientais para destacar o Brasil no cenário moveleiro internacional e aumentar a competitividade das empresas brasileiras. Para isso, serão feitos workshops para difusão do tema e visitas técnicas nos polos, diagnóstico dos mercados e empresas, além de seminários.
A Apex-Brasil também propôs um ranqueamento de mercado, para analisar o potencial de possíveis importadores. A ação será feita nos polos de Arapongas, Chapecó, São Bento do Sul, Mirassol e Bento Gonçalves. Além disso, estão na programação do Brazilian Furniture os Roadshows – encontros para discussão de temas de interesse dos empresários do setor, com início no mês de maio, e a participação do Banco do Brasil, BNDES, SEBRAE, MCTI, FINEP APEX-Brasil, MDIC, ABDI, SENAI, entre outros.
Por fim, o encontro debateu sobre o Plano Brasil Maior e seus benefícios para fomentar a cadeia produtiva de móveis, além do remanejamento de recursos para realização de novas ações, calendário de eventos do ano e sobre o término e início do novo projeto Brazilian Furniture, que terá como meta a adesão de 80 empresas – atualmente são 62.
Fonte: Movergs